Música / Perdas do setor podem chegar a USD 30 Bilhões no mundo, segundo Pollstar Report
- Redação / Criativos!
- 17 de dez. de 2020
- 2 min de leitura
Estudo do Poolstar publicado em edicao especial leva em consideração leva o mercado mundial de música, considerando as conexões em torno da indústria musical, como cachets, shows, eventos, patrocínios, ingressos, concessões, mercadorias, transporte, restaurantes, hotéis e outras atividades econômicas vinculadas aos eventos ao vivo.

As grandes temporadas, como A Farewell Yellow Brick Road Tour, de Elton John arrecadou entre 30 de novembro de 2019 a 7 de março, USD 87, 1 milhão. Outras tournes de grande porte como Celine Dion, Trans-Biberian Orchestra, U2, Queen + Adam Lambert e Andrea Becelli foram canceladas.
A indústria musical gera milhares de empregos e bilhões de dólares no mundo.
Somente na União Européia, o segmento gerou EU 81 bilhões de dólares no ano passado. Veja matéria.
No Brasil o efeito da crise foi devastador. De grandes turnês de artistas como Marisa Monte e astro brega-sertanejos a bares de voz e violão foram interrompidos, sem hora para voltar, com o repique da pandemia no final de 2020.
Vários países, estados e cidades ao redor do mundo estão promovendo projetos de ajuda à industria musical, como a revista CRIATIVOS! tem publicado regularmente.*
No Brasil, o maior programa foi da Lei Aldir Blanc, mas que ainda patina por uma grande burocracia, na medida em que são os estados e municípios que cadastram projetos e artistas e isto tem sido lento e confuso.
A alternativa para a indústria musical, pelo menos para os músicos, artistas e compositores tem sido as Lives e streaming, mas somente os artistas mais famosos conseguem patrocínio.
Artistas de grande qualidade, mas não muito conhecidos estão tendo grande dificuldade para sobreviver.
* Algumas matérias publicadas na CRIATIVOS! sobre pacote de ajuda ao setor musical
A Cedro Rosa, produtora e distribuidora de música e conteúdos, com sedes no Rio de Janeiro, New York e Tokyo inova com plataforma digital de administração de direito autoral
A plataforma digital funciona em 10 idiomas no mundo inteiro e conta com mais de 3 000 mil certificadas, prontas para serem licenciadas para sincronizações diversas em filmes, novelas, audiovisuais, games e publicidades.
Abra um perfil na Cedro Rosa e acompanhe nossas redes digitais. https://linktr.ee/cedrorosa
Compositores, bandas e artistas podem registrar suas musicas e fazer contratos de distribuição e licenciamento e empresas da mídia como TVs, Rádios, produtoras de cinema e conteúdo em geral podem licenciar essas obras devidamente certificadas diretamente na plataforma.
CRIATIVOS! é um diário digital voltado à Arte, Cultura e Economia Criativa e conta com a colaboração de centenas de artistas, criadores, jornalistas e pensadores da realidade brasileira.
Editado pela Cedro Rosa.
Comments