top of page
criativos 2022.png

Harari Incendeia Debate sobre IA: "Se Não Controlarmos, Ela Domina o Mundo"

Yuval Noah Harari
Yuval Noah Harari

Alerta de Yuval Noah Harari no HSM+: Historiador critica líderes e aponta algoritmos mais perigosos que robôs de guerra. Ainda dá tempo de reagir.



No palco do HSM+ 2025, o historiador e futurista Yuval Noah Harari colocou fogo no debate sobre Inteligência Artificial. Aos líderes e gestores reunidos no maior evento de gestão da América Latina, o recado foi duro, mas deixou uma porta aberta: a humanidade precisa assumir o controle da IA antes que seja tarde demais.


Direto ao ponto, o autor do best-seller Sapiens cravou: “Se não pudermos reconstruir a confiança nos humanos, a civilização vai entrar em colapso ou ser dominada pela IA”.


Algoritmos no Controle da Democracia


Harari dedicou sua análise a traçar as perspectivas para os próximos 25 anos, com a IA no centro das transformações. Para ele, a crise de confiança atual é o maior combustível para a dominação algorítmica.


O historiador critica a postura dos líderes globais, que parecem mais preocupados em erguer "fortalezas" financeiras e culturais do que em resolver problemas cruciais como a crise climática e, claro, o avanço da IA.

"Os líderes parecem querer formar uma coleção de fortalezas, levantando muros financeiros, culturais e até físicos, mas não conseguem resolver problemas cruciais," afirmou.

Mas o alerta mais incisivo veio sobre o verdadeiro perigo da Inteligência Artificial. Harari argumenta que a ameaça já não está nos "robôs assassinos" que atuam em zonas de conflito, como a Guerra da Ucrânia. O problema é mais sutil, profundo e digital.


Os algoritmos já são mais poderosos que qualquer máquina de guerra, diz o futurista. "Armas de guerra comandadas por IA... precisam de um espaço físico e biológico, elas ainda nem são tão boas assim. Mas algoritmos funcionam no digital, você não consegue vê-los."


A realidade, segundo o israelense, é que a IA já comanda a democracia, atua em sistemas financeiros e domina as redes sociais, criando mecanismos tão complexos que a compreensão humana está prestes a ser ultrapassada. “Perderemos o controle”, sentenciou.


O Foco no Humano


Diante de um futuro tão desafiador, o pensador trouxe uma injeção de ânimo e um caminho a seguir. A salvação estaria, paradoxalmente, no que há de mais humano em nós.


Segundo Harari, a crença nos seres humanos foi o que forjou a civilização. Retomar essa confiança, fortalecendo a própria mente e investindo no nosso lado mais humano, é o antídoto. É a chance de retomar o controle sobre as instituições e as pessoas, tirando a dianteira dos algoritmos.


O evento, realizado pela HSM (a maior plataforma de educação corporativa do país), ainda terá grandes nomes nesta sexta-feira (07), incluindo Peter Attia, médico especialista em longevidade e autor do best-seller Outlive, além de Leo Farah, Denise Santos (CEO da BP) e João Branco.


Leia Mais, Saiba Mais.

 




+ Confira também

Destaques

Essa Semana

bottom of page