top of page

Volta às aulas



Está aberta a sessão de troca de conhecimento, de ensino versus aprendizagem, de volta às aulas.


É hora de retornar ao ambiente acadêmico em busca de seus sonhos, suas realizações, de melhores condições de trabalho, de realização pessoal, profissional e de tudo mais que a educação pode proporcionar a uma pessoa.


Eu sei que talvez você pense em quanto descaso há com a educação em nosso país, mas particularmente prefiro acreditar que se está ruim com estudo está infinitamente pior sem ele então levanta essa cabeça e para de dar ouvido a pessimistas ou (des) entendidos de plantão, a educação pode te salvar e te levar a lugares inimagináveis.


Sério que você prefere escutar pessoas que te dizem que estudar não é importante? Ou pessoas que se vangloriam de não gostar de ler, ou pior, de nunca ter lido um livro na vida?

Sai do fluxo, deixa as redes sociais um pouquinho de lado, e de vez em quando ativa o filtro que separa o joio do trigo, você pode se surpreender com a quantidade de coisa boa que vai encontrar e o quanto sua visão e sua mente podem se abrir para um novo mundo.

Tá bom você vai dizer que diploma não é garantia de emprego e blá, blá, blá... e você tem razão, o diploma não te garante um emprego mas ele te coloca no jogo e te dá acesso as oportunidades que aqueles que acham que não faz diferença ter ou não um diploma sequer saberão que existem.


Adoro trabalhar ou estudar ouvindo musica!



Sem contar o networking que é possível construir dentro do ambiente acadêmico, as trocas dentro e fora de sala de aula a sua disposição e uma infinidade de possibilidades que vão surgindo ao longo do caminho.

Você pode até questionar o fato da muitas escolas ainda estarem em modelo remoto, situação que ainda acontece por motivos que não precisam ser dicutidos nesse artigo, mas isso também não pode (nem deve) ser desculpa.


Estamos falando de uma exceção temporária, e exceções não podem ser tratadas como regras.

Ah mas tem também a questão dos professores que não se adaptaram ao modelo remoto, que acabam, na visão de muitos alunos, não contribuindo para a relação ensino versus aprendizagem que citei anteriormente, e isso também é verdade, mas acreditem isso também acontece no modelo presencial.


Eu tive excelentes professores em minha trajetória e tive outros que sequer me lembro de tão pouco que acrescentaram, mas nada, eu disse nada, foi usado como desculpa para desistir ou não reconhecer os erros que cometi ao longo do caminho.


Talvez lá na frente vocês, assim como eu, consigam olhar para trás e perceber quem foi realmente importante na sua formação e quem apenas fez parte sem muito a acrescentar em seu desenvolvimento acadêmico, e quando isso acontecer não se esqueça de agradecer por essas pessoas, pois por algum motivo elas cruzaram seu caminho e te mostraram coisas que talvez vocês não tivessem acesso se tivessem desistido lá no início.


Quando esse artigo for publicado eu já terei conhecido uma nova turma que estará comigo nesse semestre, são novos amigos que em breve também estarão se despedindo e trilhando sozinhos suas carreiras, e o que eu sempre espero é que pelo menos alguma coisa que eu lhes disser faça sentido, que eles coloquem em prática e acima de tudo possa ser útil, não quero ser lembrado como o professor que só passou pela vida deles.


Por outro lado não tenho a pretensão de agradar a todos, quero agradar aqueles que entenderem o recado desde o primeiro instante e que estejam dispostos a fazer valer a pena, que queiram trocar e dessa forma fazer que o semestre seja leve, mesmo com toda dificuldade que estamos enfrentando desde o início da pandemia no começo de 2020.


Se você chegou até aqui é porque de alguma forma tudo que escrevi fez algum sentido para você, nesse caso não perca mais tempo, faça um investimento em você, pode ter certeza que “o você” do futuro agradece.


Não, não vai ser fácil. Você vai querer desistir diversas vezes, vai querer nos matar outras diversas vezes, vai xingar, vai perder noites de sono, baladas com os amigos, não vai ver seus finais de semana escorrerem por seus dedos como areia fina, vai precisar da ajuda de pessoas próximas, não vai ter tempo para seus filhos, seus maridos, suas esposas, seus pais, mas acredite, no dia da colação de grau quando você lá de cima olhar nos olhos deles, acredite em mim, vai perceber que todo esforço valeu a pena.


E aí, ainda está em dúvida ainda? As aulas estão voltando, algumas instituições até conseguiram retomar as aulas presenciais, dá uma chance pra você e cai de cabeça nesse mundo maravilhoso do aprendizado, garanto que você não vai se arrepender.

Bom retorno... Bom início... Boas aulas.


Paulo Eduardo Ribeiro, do Canal Ponte Aérea, para CRIATIVOS!


 

Música no Youtube!



 

Siga as Redes Sociais da Cedro Rosa.

 

Cedro Rosa cria Plataforma mundial de Música, em 10 idiomas, para gerir direitos autorais e licenciar musicas.

Veja como participar aqui.


+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page