top of page

Rua VINICIUS de MORAES, 129 c


Nelson Sargento e Família - Exposição de Pinturas na Toca


Endereço de valor ? Um considerável Ativo Real ? Um mais-que-evidente exemplo de Ponto-Comercial construído, pedra-sobre-pedra, pela CULTURA ? Sim, é CLARO, é RARO, é CARO, mas... MAIS, muito mais que isto, ali pontificou durante 26 – dos seus 30 anos de existência física – A EDUCAÇÃO, NO EXERCÍCIO ORTODOXO DE SEU FUNDAMENTAL SIGNIFIFICADO : PROCESSO INSTRUMENTALIZADO PELA COMUNICAÇÃO, SEJA ELA ESPONTÂNEA, SEJA ELA VEICULADA PELA INFORMAÇÃO INSTITUCIONALIZADA -COMO O JORNALISMO, POR EXEMPLO – SEJA ELA VEICULADA PELO ENSINO RESULTANDO NA ARTICULAÇÃO ENTRE O HOMEM E A CULTURA (hábitos, valores, etc).


E no caso específico do que tratamos, este espaço por nós denominado Casa da Bossa Nova - TOCA DO VINICIUS, serviu durante 26 anos a um Projeto Sócio-Educacional INTEIRAMENTE VOLTADO PARA A PRODUÇÃO (trabalho) a partir da MÚSICA, desde o instante da CONSCIÊNCIA VOCACIONAL do POTENCIAL MÚSICO.


A Casa da Bossa Nova – TOCA DO VINICIUS, que jornais, revistas e TVs do mundo inteiro chamaram de... “TEMPLO da BOSSA NOVA”, elegeu as atividades básicas de subsistência a Editora e Livraria de Música, que chegaram a sua segunda e definitiva Sede após 4 anos de experiências em espaços informais – como as ruas ou em espaços formais, mas exíguos, como os 12m² de uma loja de Galeria.


Sim, a TOCA do VINICIUS, entre 1991 e 1994, vivera, os domingos e feriados no Calçadão do Posto 9, em Ipanema e, num pequenino espaço da Galeria 318 da rua Visconde de Pirajá até sentir necessidade de uma outra morada, junto a rua, e cuja calçada lhe servisse como PONTO-de-ENCONTRO entre uma LINGUAGEM DE AÇÃO PRODUTIVA – A MÚSICA - e a LINGUAGEM da real vocação em estado de inconsciência adormecida no peito de potenciais músicos locais, que, acordados pelo contato entre a MÚSICA e o PRÓPRIO PEITO passassem a disponibilizá-la tanto pelo PRAZER ESTÉTICO quanto PELA INDÍZIVEL FELICIDADE DA SINTONIA ANUNCIADORA DA CONSCIÊNCIA VOCACIONAL PARA A PRODUÇÃO e, portanto, para a sobrevivência.


A UNIVERSALIDADE DA LINGUAGEM MUSICAL BOSSA NOVA E A ESSÊNCIA RÍTMICA PARA A QUAL SEU ARQUITETO JOÃO GILBERTO A IDEALIZARA – O SAMBA – SEM QUALQUER DÚVIDA, CUMPRIRIAM SEU DEVER COM O MESMO BRILHO COM QUE O FAZIAM DESDE O ANO DE 1958, QUANDO EM 10 DE JULHO, O VIOLÃO-E-0-CANTO DE JOÃO, ACOMPANHADOS PELA ORQUESTRA DE TOM, NOS ESTÚDIOS DA GRAVADORA ODEON, NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, GRAVARAM UM DISCO DE 78 RPM COM AS 2 CANÇÕES INTITULADAS CHEGA DE SAUDADE E BIMBOM E EXECUTADAS PELA MÚSICA CHAMADA BOSSA NOVA. NO DOMINGO 9 DE JULHO DE 1995, FOI INAUGURADA A 2ª e mais longeva SEDE da Casa da Bossa Nova – TOCA do VINICIUS, exatamente ali NAQUELE ENDEREÇO: RUA VINICIUS DE MORAES, 129 c , com uma apresentação genial - como ele mesmo sempre o foi - de CARLOS LYRA, que, Músico-Instrumentista-Compositor-Intérprete daquela linha de frente com JOÃO, TOM e MENESCAL, ali, exatamente ali, por sua ilimitada generosidade e elevada CONSCIÊNCIA SOCIAL oferecia, no TEATRO da TOCA DO VINICIUS, um inominável ESTÍMULO À CAUSA, que, nos dias subsequentes, seria, mais ainda, fortalecida pelas contribuições do Cineasta ANTONIO CARLOS DA FONTOURA, da ATRIZ MARIA POMPEU, da INSTRUMENTISTA-INTÉRPRETE WANDA SÁ, do CANTO ENCANTO do QUARTETO em CY, do PAPO PRESENCIAL LINDO COMO ELA É da GAROTA DE IPANEMA HELÔ PINHEIRO e da CHAVE-de-OURO para fechar aquela SEMANA DE INAUGURAÇÃO da TOCA DO VINICIUS, por quem com chave-de-ouro a abriu : o imortal ídolo de todos nós CARLOS LYRA.

ESTAVA FUNDADO O ENDEREÇO da CASA da BOSSA NOVA – TOCA do VINICIUS no dia 9 DE JULHO DE 1995, à RUA VINICIUS DE MORAES, 129 c IPANEMA-RIO.


Neste 9 de Julho de 2021, lembramos com igual amor dos momentos que trouxeram à luz nossa, em 1995, TOCA e lembramos sempre apaixonados daquele cuja luz passou a iluminar nossa memória e nossa saudade.


O 129 c a TOCA chegou num domingo 9 de Julho de 1995 enquanto que o amado Poeta Vinicius de Moraes partiu (sem se ausentar) naquela quarta-feira 9 de Julho de 1980. Foi a quarta-feira das cinzas de nossos corações. Por todas as razões conhecidas e por outro tanto e mais outro e outro mais, por VINICIUS de MORAES e pela reverência da Casa da Bossa Nova Toca do Vinicius e de seu ENDEREÇO Rua VINICIUS DE MORAES, 129 c, reverenciamos, aqui e agora, alguém que por todos nossos mundos e por lá, também andou pontificando como PINTOR de ARTE NAIF e como Músico, Intérprete e Compositor 3 vezes imortal : SUA MAJESTADE NELSON SARGENTO !!!



Nelson Sargento em pequeno concerto, na Toca

FOTOS : Nelson Sargento apresenta sua PINTURA e sua MÚSICA na Livraria e no Teatro da TOCA DO VINICIUS, em 1998.



Carlos Alberto Afonso TOCA, para Criativos! em 12 de Julho de 2021.


 

O que acontece na internet?



RODA DE SAMBA


Nelson Sargento em um obra-prima: Preciso Voltar, gravado no CD do Bip Bip - Discos Cedro Rosa.



Trilogia Mário Lago - O Homem do Século XX - Discos Cedro Rosa


O melhor da MPB.



 

Trilhas sonoras para filmes, videos, games.

Tudo online.




Cedro Rosa cria plataforma digital que permite registro, distribuição e licenciamento de músicas no mundo inteiro.

Tudo online!


A Cedro Rosa , produtora e distribuidora de conteúdos, com sedes no Rio de Janeiro, New York e Tokyo criou uma plataforma digital de administração e distribuição de músicas no mundo inteiro.


Para ter acesso, como artista, empresa ou simplesmente amante de música, basta abrir um perfil, apenas com nome e e-mail.


A plataforma digital funciona em 10 idiomas e conta com mais de 3 000 mil certificadas, prontas para serem licenciadas para sincronizações diversas em filmes, novelas, audiovisuais, games e publicidades.



Abra um perfil na Cedro Rosa e acompanhe nossas redes digitais. https://linktr.ee/cedrorosa


Compositores, bandas e artistas podem registrar suas musicas e fazer contratos de distribuição e licenciamento e empresas da midia como TVs, Radios, produtoras de cinema e conteudo em geral podem licenciar essas obras devidamente certificadas diretamente na plataforma.



 

+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page