top of page

Pega na mentira


Paula Sabbag


O título do artigo de hoje faz referência à música de autoria de Roberto e Erasmo Carlos e quem já ouviu essa canção composta nos anos 80 sabe que a letra cita, do início ao fim, inúmeras mentiras sobre uma variedade de assuntos. E no refrão, eles ainda dizem que querem cortar o rabo dela, pisar em cima e bater nela (na pobre coitada da mentira)...E aí? Ela é mesmo vilã? Mentira tem perna curta? A mentira é sempre prejudicial?


Em inglês existe uma expressão chamada white lie, que significa uma mentira de pequena proporção, inofensiva, inocente. Esta definição encontrada nos dicionários nos faz crer que a mentira, seja ela que tipo de mentira for, faz parte da vida de todos nós. Pesquisa conduzidas nos EUA e Reino Unido apontaram que mentimos em média 200 vezes ao dia. E creio que elas são ditas diante de uma infinidade de condições, de forma intencional e consciente ou não, de proporção grande ou pequena, para evitar machucar alguém ou para minimizar ou se livrar de problemas. Existe um relativismo na mentira onde algumas são aceitas e outras são extremamente condenáveis.


Assim como muitas pessoas, talvez a maioria, sou a favor da verdade, com o uso sensato dela. Isso existe? Eu acredito muito que sim. Porque é fato que algumas delas irão machucar alguém, muitas vezes por seus conteúdos e muitas vezes pela forma como serão ditas. Porém devo admitir que acho um porre a idéia de ser verdadeiro a qualquer custo. Há pessoas que se gabam em ser "sinceronas". Dizem que falam a verdade para o outro ter oportunidade de melhora, porque são autênticas, porque isso, porque aquilo. Mas pra mim, esse posicionamento diante da verdade beira mais a algo "sem noção" do que algo maduro, autêntico e positivo de fato. Porque existem maneiras de se falar as verdades. Há de existir empatia, delicadeza e bom senso até na crítica construtiva.


Eu creio que falar a verdade sempre é o melhor caminho. Sempre digo que consigo lidar melhor com a verdade. A mentira traz incertezas e fico desconfortável diante da pessoas que mentem com frequência. De qualquer forma, acho que um bom meio de avaliar se a mentira é "boa" ou "ruim" é pensando se ela fará mal a nós mesmos e principalmente, mal a alguém.


Agora algo que considero perigoso na mentira é quando quem a diz passa a acreditar nela como uma verdade absoluta. A pessoa mente com tanta propriedade que acaba acreditando nas próprias mentiras e fazendo delas uma realidade. E quem convive com pessoas assim vai perdendo...a referência, a confiança, a admiração. Acho isso tão triste. Mas enfim, contar mentira para si mesmo até você mesmo acreditar nela também é uma escolha que se faz com a vida e como toda escolha tem suas consequências.

E assim vou terminando essa reflexão com vocês pensando como nossas vidas seriam caso a tecnologia criasse um polígrafo em forma de chip pra implantar no ser humano...Xiiii, ia dar ruim.

 

E tem mais!


Trilha sonora!


Que projeto! Clube do Samba 4.0

Faça como a Mart'nalia, Diogo Nogueira e grande elenco: participe deste projeto, aqui!





 

Músicos, compositores, bandas, mídia, produtores de cinema, streaming, TV, publicidade e games em um único ambiente digital, para negócios de licenciamento.



Abra um perfil agora


Cedro Rosa cria plataforma digital que permite registro, distribuição e licenciamento de músicas no mundo inteiro. Todo mundo pode escutar músicas e podcasts de graça.

Tudo online!



A Cedro Rosa , produtora e distribuidora de conteúdos, com sedes no Rio de Janeiro, New York e Tokyo criou uma plataforma digital de administração e distribuição de músicas no mundo inteiro.


Para ter acesso, como artista, empresa ou simplesmente amante de música, basta abrir um perfil, apenas com nome e e-mail.


A plataforma digital funciona em 10 idiomas e conta com mais de 3 000 mil certificadas, prontas para serem licenciadas para sincronizações diversas em filmes, novelas, audiovisuais, games e publicidades.


Acompanhe nossas redes digitais. https://linktr.ee/cedrorosa


Compositores, bandas e artistas podem registrar suas musicas e fazer contratos de distribuição e licenciamento e empresas da midia como TVs, Radios, produtoras de cinema e conteudo em geral podem licenciar essas obras devidamente certificadas diretamente na plataforma.




Comments


+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page