Os super poderes



Os super-heróis que costumamos assistir na tv ou ler nos quadrinhos nos remetem sempre aos super poderes. E com seus poderes eles fazem coisas incríveis: salvam, acolhem, resgatam. Os super poderes sempre são utilizados em benefício do outro. Agora quando paramos para pensar no poder e sua utilização na vida real a situação muda drasticamente de figura.


Como não há determinismo não podemos afirmar que isso vale para todos os super poderosos, mas é uma realidade que a maioria das pessoas que possuem poderes não os utilizam em benefício do outro. E me parece que quanto maior o poder, menos ele é usado para um bem maior.


E pior ainda, ele parece ter efeito contrário. O poder é frequentemente utilizado para oprimir, humilhar, amedrontar, dificultar e prejudicar a população. Irônico não? Já se dizia que para conhecer alguém, basta dar-lhe poder. Essa frase faz muito sentido e infelizmente é expressada de forma negativa porque a obtenção de poder do lado de cá está muito longe de ter a mesma função dos poderes dos super-heróis.


É deprimente assistir as pessoas com medo de quem deveria velar por elas e protegê-las e caótico observar a qua