top of page

Música. Azar do Urubu!


Toninho Nascimento, para CRIATIVOS / CR ZINE.


O Direito autoral musical provém de duas fontes: a vendagem do disco e a execução da música. A entrada em cena da informática teve um impacto dramático no bolso do compositor em geral.


Tenho uma longa trajetória de compositor que cisca no terreiro do samba. Baseado nessa trajetória, posso afirmar que a informática mudou, radicalmente, a relação econômica entre o autor e o uso de sua obra.


Entrei no mundo do samba com o pé direito e com o esquerdo, pois minhas composições- em parceria com outros autores- foram gravadas por um rol extenso de intérpretes. O retorno financeiro dessas gravações ainda vinha da vendagem do disco e da execução das músicas, o que fazia da atividade de compositor de samba uma profissão bastante rentável.

A informatização foi diminuindo, gradualmente, a vendagem do disco- já em modo CD-, até transformá-lo num brinde utilizado como compensação nos financiamentos coletivos- que foi o recurso a que recorreram os intérpretes a fim de que suas produções fossem viabilizadas.


Dizem que quando urubu está com azar, até o debaixo caga no de cima... Pois foi isto o que aconteceu. O compositor de samba- além de perder a fonte de renda da vendagem do disco- viu o seu gênero de estimação levar um contundente pé na bunda por parte das mídias musicais de massa... E lá se foi, também, a fonte de execução.


Finalizando o enredo. Se um dia, o direito autoral permitia ao compositor de samba comprar até casa, atualmente, não dá nem pra ele pagar o aluguel...


 


A partir de R$ 25.


 

Toninho Nascimento é um grande compositor brasileiro.

Nos ultimos 40 anos vem sendo gravado pela nata da musica brasileira. De Elizeth Cardozo a Nilze Carvalho; de Paulinho da Viola ao Grupo Pirraça; de Paulinho da Viola ao grupo Tempero Carioca.


Suas músicas inéditas ou gravadas encontram-se na Cedro Rosa, disponiveis para gravações e trilhas sonoras.


Escute algumas:


Julgamento (Evandro Lima e Toninho Nascimento), com Thais Gomez - Escute

Cabo Verde (Evandro Lima/Toninho Nascimento) - Escute

Ginga de Angola (Evandro Lima/Toninho Nascimento) - Escute

Rio Santo (Karyme Branco/Toninho Nascimento) - Escute

Alguma Esquina (Evandro Lima / Toninho Nascimento) - Escute



 

Criativos! é uma revista digital de Arte, Cultura e Economia Criativa e conta com a colaboração de centenas de artistas, criadores, jornalistas e pensadores da realidade brasileira.

Editado pela Cedro Rosa.

 

A Cedro Rosa é uma produtora e distribuidora de conteúdos, com sedes no Rio de Janeiro, New York e Tokyo.


Sua plataforma digital funciona em 10 idiomas no mundo inteiro e conta com mais de 3 000 mil certificadas, prontas para serem licenciadas para sincronizações diversas em filmes, novelas, audiovisuais, games e publicidades.



Abra um perfil na Cedro Rosa e acompanhe nossas redes digitais. https://linktr.ee/cedrorosa


Compositores, bandas e artistas podem registrar suas musicas e fazer contratos de distribuição e licenciamento e empresas da midia como TVs, Radios, produtoras de cinema e conteudo em geral podem licenciar essas obras devidamente certificadas diretamente na plataforma.


0 comentário

Commentaires


+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page