Mulheres Empoderadas




Começo a escrever este artigo, com a ideia do real significado da palavra “Empoderar” no dicionário significa, Ação de se tornar poderoso, de passar a possuir poder, autoridade, domínio. Essa palavra é a que mais se encaixa no atual cenário que as mulheres estão vivendo, buscando seu lugar no mundo profissional e diversas áreas ou situações, que mesmo a tantas dificuldades, sua posição, valorização, força e garra se tornam o combustível para continuar caminhando.


Há um tempo, era muito difícil vermos mulheres se formando em uma universidade, sendo responsáveis por cargos importantes dentro de uma organização, como diretoria, gerencia, se tornando donas de seu próprio negócio. Eram enxergadas sendo submissas ao homem, a quem tinha o poder e a função de trazer o sustento a família, enquanto a esposa cuidava da casa. Porém hoje, em pleno século 21, em meio a tantas dificuldades que ainda existe, as mulheres estão conquistando sua marca e sua real identidade.


Um dos exemplos de mulheres que mostram e mostram ser exemplos de força e que surpreendeu a opinião da sociedade, foram, Chiquinha Gonzaga e Luiza Helena Trajano. O que elas têm em comum? Vamos entender? Chiquinha, no ramo da musica, se tornou a primeira mulher a reger uma orquestra no País desafiando todos os limites impostos pela sociedade, batalhando pelo seu reconhecimento como musicista, compositora e pianista, se tornando inspiração para muitas até os dias de hoje. Já Luiza Helena Trajano é uma empresária de sucesso, dona de uma das maiores lojas do ramo do varejo o Magazine Luiza, se tornando assim exemplo para mulheres que querem se tornar donas do seu próprio negócio, além de dar palestras sobre empreendedorismo e dicas sobre o ramo do varejo, mais uma vez quebrando os tabus.