Momentos Decisivos

Em julho de 1944, sob os auspícios dos Estados Unidos, 44 países se reuniram em Bretton Woods, no estado de New Hampshire para discutir e definir a economia mundial no pós segunda guerra, um ano antes do final da guerra.
As tropas aliadas estavam naquele mesmo momento desembarcando na Normandia ocupada por ferozes tropas alemãs. Bretton Woods dava a guerra como liquidada; os russos já tinham derrotado a Wehrmacht em Stalingrado.
Em junho de 1945 os americanos explodiram uma bomba atômica em Hiroshima matando de chofre 150.000 japoneses. Domínio incontestável e ato contestável e duvidoso!
A Europa destroçada precisava se reerguer; o Plano Marshall providenciou os recursos para toda Europa Ocidental se desenvolver.
Mas as tropas russas ocupavam Berlim a 500 km do Rio Reno frente uma Alemanha indefesa e ocupada.
Criou-se a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para, com um pactomilitar ocidental, antissoviético, os europeus se defendessem dos russos vitoriosos e prontos a chegar rápido a Lisboa no Atlântico. Ainda hoje os americanos mantem próximo de 100.000 militares na Alemanha.
Este quadro dominante não é mais necessário; os russos não conseguiram dobrar a Ucrânia demonstrando fragilidade. Os russos não têm mais a neutralidade da Suécia e da Finlândia – velhos e perigosos inimigos nos seus calcanhares.
Agora a Europa, hostil ao domínio russo, vai se unir e formar rapidamente um poderoso exército – os alemães são bons nisso. O Brexit, mancada suicida dos ingleses arrogantes, deverá ser revisto.
O isolamento americano vai enriquecer seu país, mas como em outras ocasiões, será um tiro no pé.
2025 vai reformular decisivamente a geopolítica mundial.
Quem sabe, a Rússia vai acabar se integrando à Europa.
O mundo urdido em 1945 não existirá mais, os americanos se aproximarão dos russos para gradativamente afastá-los dos chineses. A Europa seguirá seu destino de sabedoria e bem estar.
O Brasil encontrará o caminho do consenso que sempre foi nossa qualidade política mais sensível.
Teremos sempre muito samba, futebol e rock and roll.
Como o cronista citou samba, futebol e rock and roll,
Escute essa playlist de músicas dedicadas ao Rio de Janeiro.
Repertório disponivel para downloads e trilhas sonoras na Cedro Rosa.
Chiquinho Neto, artista CEDRO ROSA. escute essa playlist!
Comentários