top of page

Matrizes, de Paula Scamparini, no CCJF, no Rio de Janeiro


Bambuzal, Paula Scamparini

A Exposição vai até o dia 7 de Janeiro de 2024


Sinopse


A artista multimídia Paula Scamparini apresenta o vídeo instalação “Ninar” e as fotografias da última série produzida por ela, “Carregadoras”.


Brasileira, mulher, artista, mãe, educadora, pesquisadora, todas essas denominações acompanham Paula em sua trajetória e sua investigação artística.


“Matrizes” questiona visões de mundo através de uma perspectiva feminina e aprofunda uma pesquisa sobre formas coletivas de viver, maternidade e novos mundos produzidos pela mulher.



Paula Scamparini e Aida Sardui, cineasta cubana, na montagem da exposição

Sobre a artista


Paula Scamparini é graduada em Artes Visuais (Unicamp), Mestre e Doutora (UFRJ). Atualmente é professora na graduação em Artes Visuais/Escultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Participou de inúmeras residências e exposições individuais, sendo as últimas no Instituto Guimarães Rosa (Cidade do México, México, 2023); Centro Atlântico de Arte Moderno CAAM (Las Palmas de Gran Canaria, Spain, 2023); SESC Carmo (SP, 2020), além de outras tantas na Áustria, São Paulo e Alemanha.


De exposições coletivas institucionais, participou no Museo de Arte Moderno Jesus Soto (Bienal del Sur) (Ciudad Bolívar, Venezuela, 2019) / Fundação Vera Chaves Barcellos (Viamão, RS, 2018) / Projeto A MESA (RJ, 2016) / Carpe Diem Arte e Pesquisa (Lisboa, Portugal, 2015) / Rathaus Galerie Munchen (Munique, Alemanha, 2015) / Kunstlerhaus Wien (Viena, Áustria, 2014) / Fuorifestival (Pesaro, Itália, 2015) /17ª Bienal de Cerveira (Vila Nova de Cerveira, Portugal, 2014), entre outras. Suas obras podem ser encontradas no Museu de Arte Moderna MAM (Rio de Janeiro) / Fundação Vera Chaves Barcellos (Viamão, RS) / Fundação Bienal de Cerveira (Vila Nova de Cerveira, Portugal) / Carpe Diem Arte e Pesquisa (Lisboa, Portugal) / GEDOK Munchen (Munique, Alemanha) / LaCourDieu (La Roche-en-Brenil, França) / Galeria IBEU (Rio de Janeiro) / Biblioteca José de Alencar (RJ).


Trabalhos apresentados:

  • Bambuzal, 2023

  • Hahnemühle Photo Rag 308 gm

  • MATRIZ, 2023

  • Hahnemülle Photo Rag Metallic 340 gm2

  • Ninar, 2023

  • Instalação audiovisual com 5 projetores

 




apresentação / FotoRio

artista / Paula Scamparini

curadoria / Ioana Mello

abertura / 28 out, 15h

visitação / 28 out a 7 jan 24

terça a domingodas 11h às 19h

local / Galerias do 1º andar

Gratuito


Centro Cultural da Justica Federal

Av. Rio Branco, 241 – CentroRio de Janeiro – RJ - CEP 20040-009


(55 21) 3261-2550

 

A Cedro Rosa Digital, por meio de suas iniciativas centradas na música e artes integradas, alavanca o intercâmbio de linguagens, ampliando a valorização do pensamento criativo e crítico. Essa abordagem não apenas fortalece a cultura local, mas também impulsiona a economia criativa, gerando emprego e renda.



Ao promover a convergência entre diferentes expressões artísticas, como música, artes visuais e performance, a Cedro Rosa Digital cria um ambiente propício para a inovação cultural. A empresa investe em projetos que estimulam a colaboração entre artistas, resultando em criações que transcendem fronteiras e enriquecem a identidade cultural da região.


Essa sinergia entre música e artes integradas não apenas atrai a atenção de públicos diversos, mas também fomenta a criação de oportunidades econômicas sustentáveis. Através de programas de capacitação, residências artísticas e iniciativas de empreendedorismo criativo, a Cedro Rosa Digital incentiva o crescimento de profissionais locais, impulsionando a geração de empregos e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da comunidade.




Assim, a empresa não apenas celebra a diversidade cultural, mas também promove uma abordagem inclusiva que potencializa a música e as artes integradas como vetores de transformação, fortalecendo a economia criativa e impulsionando o desenvolvimento sustentável da região.


0 comentário

+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page