top of page

Mal-escrito ou mal-entendido?



A nossa comunicação com as pessoas se dá basicamente de duas formas, escrita e oral. Porém, atualmente ouso dizer (sem embasamento teórico) que estamos utilizando a escrita para a comunicação diária mais do que nunca, mesmo porque os recursos e a velocidade com as quais lidamos hoje fazem parte dos tempos modernos.


Há poucas décadas escrevíamos cartas que demoravam um bom tempo para chegar ao destinatário se fossem tradicionalmente enviadas pelo correio. Havia também o telegrama, as pessoas normalmente enviavam frases curtas e no geral em ocasiões de emergência. Assim, de forma resumida, funcionava nossa comunicação escrita.


Hoje em dia tudo está muito diferente, rápido e fácil. Através de aplicativos e redes sociais, creio que muitos de nós estejam utilizando o celular muito menos para fazer ligações e muito mais para escrever mensagens, apesar de contarmos também com o recurso de envio de áudios. Mas é sobre a comunicação escrita o tema do nosso artigo.


Curiosos e frequentes são os casos de má interpretação nas mensagens escritas. E é incrível como a pontuação (ou falta dela) pode transformar uma informação. E se você não confirmar se a sua interpretação da mensagem procede, capaz de ficar até aborrecido com o que leu, ou se enganar com pontos importantes que foram passados através dela como horários, locais, datas, entre outros. Parece algo muito simples, porém pode causar grande confusão em nossa vida prática.


Sem falar nas incontáveis situações embaraçosas que passamos com o corretor ortográfico que faz com que a gente queira se enfiar em um buraco de tanta vergonha caso a mensagem seja enviada sem antes darmos aquela checada para verificar se a escrita está ok. Também é necessário se atualizar para compreender o internetês, linguagem utilizada no mundo virtual, com suas inúmeras abreviações de palavras.


Como evitar a maioria desses desafios diários na comunicação escrita? Bem, já nos ajudaram na correção, pois hoje a maioria dos aplicativos utilizados possui editor. Mas nos outros casos, ler a mensagem antes de enviá-la pode fazer grande diferença, verificar com o remetente se o que você compreendeu está correto, perguntar o que a pessoa quis dizer com o que acabou de escrever também.


A vida já está cheia de mal- entendidos e já nos faz falta em muitos casos uma comunicação eficaz de forma geral. Podemos evitar alguns equívocos de formas simples, e em outros casos talvez, nos divertir com os que são inevitáveis.


De Paula Sabbag para CRIATIVOS!


 

Cedro Rosa Digital: Potencializando a Economia Criativa na Música Independente Global



A Cedro Rosa Digital, fundada pelo renomado produtor e músico Tuninho Galante, emerge como um impulsionador da economia criativa na música independente. Especializada na certificação e distribuição de músicas, a empresa desempenha um papel crucial na geração de empregos e renda para a cadeia produtiva do setor.



A interseção entre literatura, cultura e artes encontra expressão direta na missão da Cedro Rosa Digital , que visa fortalecer comunidades independentes ao redor do mundo.


Ao certificar e distribuir obras, a empresa não apenas valida a autenticidade artística, mas também cria condições para que artistas independentes gerem valor e renda substancial.


0 comentário

Comments


+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page