top of page

FLA X FLU


Paulo Castro / Paulinho do Cavaco



Nove horas de aula. Volta pra casa. Engarrafamento. Estacionamento de idoso ocupado por algum filho da puta, só dizendo assim, que não respeita o direito dos idosos. Duas voltas no quarteirão até encontrar uma vaga um pouco distante. O achaque do guardador: “Deixa o do café”. “Moro aqui”, responde e sai sem deixar nada. Vontade de enfiar a porrada nele. Só vontade: o cara é grande e mal encarado. Entra no prédio, ansioso para tomar um banho, fazer um lanche, conversar sobre o dia com a esposa e se jogar na cama. Elevador social parado: em manutenção diz o cartaz colado na porta. Pega o de serviço com Dona Neuza, a síndica, que explica: “O elevador parou entre o nono e o décimo, Já chamei o mecânico”. Faz uma cara de compreensão e salta no seu andar: o décimo.


Abre a porta de casa e ouve um grito: “Vô!”. Ela vem correndo e se joga num abraço apertado. Sente o seu coraçãozinho bater de emoção. Existe o amor de mãe, de filho, de esposa, de irmão, mas o amor de neta é insubstituível. A pequenina é “colada” com ele. Logo que acorda, vem para o quarto dos avós e, sem pedir licença, dona que é de tudo e de todos, coloca a tevê em um canal de desenho e, para a sua dele felicidade, pede: “Traz o meu leitinho.”. Cumpre a tarefa com enorme prazer, curtindo o momento e já sentindo saudade da ausência do pedido quando ela crescer.


Agora, já deitado, quase cochilando, sente uma mão puxando seu short e uma voz suave: “Vô, FlaFlu?”. Olha e a vê com uma bola embaixo do braço, vestindo a camisa 10 do Fla, sorrindo e esperando uma concordância cúmplice contra todos os avisos da avó: “Vai quebrar o meu jarro, olha a televisão, cuidado com os meus santos”, vou brigar com os dois!”. De repente, o cansaço desaparece.


Os times entram em campo, o corredor estreito do apartamento, e a bola rola. Ela, com a disposição de um Zico; ele, com a lentidão de um Gum. Os dribles e os chutes dela vão inundando o Maracanã improvisado, incomodando os pais, que tentam dormir, a irmã mais velha, que estuda para o Enem, a avó, que assiste ao capítulo da novela, o vizinho de baixo, de cima, dos lados. Nada importa. É FlaFlu! Os gritos ecoam pelo prédio quebrando a lei do silêncio: “Foi falta! Não foi! Pênalti! Gol! Mengoooooooo!.”. Ele, cansado, não acompanha o ritmo de jogo, e ela, com domínio total da partida, ataca novamente: passa pela defesa, na verdade um velho e solitário beque come-e-dorme muito acima do peso e doido para ir pro vestiário, chuta e lá se vai o espelho da sala. Mil pedaços.


A avó larga a novela e, ao ver a tragédia, grita: “Eu avisei, eu avisei!”. Ela se desculpa: “Foi mal, vó. Ele tenta salvá-la: “Errei o chute.”. A irmã, focada no Enem, sem perceber o desastre, abre a porta do quarto e pede: “Vô, depois me explica o que é metonímia?”. Os pais continuam tentando dormir, e ela, artilheira, três gols e um espelho estilhaçado, bola debaixo do braço, sai de campo vitoriosa, carregada pela sua maior torcida: seu Vô. Pena que o Maracanã vai ficar interditado por longo tempo!


 

E tem mais!



Ouça a música Quem Me Acordou, de Paulinho do Cavaco e Luis Pimentel.



Roda de Samba! Escue a Playlist.

 

Músicos, compositores, bandas, mídia, produtores de cinema, streaming, TV, publicidade e games em um único ambiente digital, para negócios de licenciamento.


Cedro Rosa Online


Abra um perfil agora


Cedro Rosa cria plataforma digital que permite registro, distribuição e licenciamento de músicas no mundo inteiro. Todo mundo pode escutar músicas e podcasts de graça.

Tudo online!



A Cedro Rosa , produtora e distribuidora de conteúdos, com sedes no Rio de Janeiro, New York e Tokyo criou uma plataforma digital de administração e distribuição de músicas no mundo inteiro.


Para ter acesso, como artista, empresa ou simplesmente amante de música, basta abrir um perfil, apenas com nome e e-mail.


A plataforma digital funciona em 10 idiomas e conta com mais de 3 000 mil certificadas, prontas para serem licenciadas para sincronizações diversas em filmes, novelas, audiovisuais, games e publicidades.


Acompanhe nossas redes digitais. https://linktr.ee/cedrorosa


Compositores, bandas e artistas podem registrar suas musicas e fazer contratos de distribuição e licenciamento e empresas da midia como TVs, Radios, produtoras de cinema e conteudo em geral podem licenciar essas obras devidamente certificadas diretamente na plataforma.



1 comentário

+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page