top of page

Dia 1 - Web Summit Rio 2024 - O lado legal das IAs: ética e regulamentação

Por: Lucca Pinho, com supervisão de Eduardo Brasil



IA_criativos_freepik

         Inteligências Artificiais são poderosos mecanismos de influência e persuasão e podem ser usadas de forma positiva ou negativa, a depender da índole e dos interesses existentes por trás de tais tecnologias. É essencial que a privacidade dos dados adquiridos seja uma diretriz primária de qualquer operação no ramo.

James Slezak, fundador e CEO da Swayable – empresa americana de tecnologia – foi um dos palestrantes do primeiro dos três dias de evento no Web Summit Rio. Em seus 20 minutos no palco AI Academy, Slezak ressaltou a importância de que as inteligências artificiais sejam confiáveis e colocou a coleta de dados como um ponto chave, sendo uma prática comum a coleta excessiva, com empresas perguntando informações desnecessárias e exageradamente pessoais. “Não peça informações que você não precisa”, pontuou. Identificar a área em que reside o usuário, em detrimento do seu endereço, é um dos exemplos contemplados pelas boas práticas do ramo.

Verdade e democracia são os dois valores centrais que, segundo o palestrante, todas as empresas de tecnologia devem ter. IAs têm a capacidade de moldar mentes em uma escala nunca observada pela humanidade, já que não dispõem de pessoalidade alguma, fazendo com que seres humanos tornem-se menos defensivos e, consequentemente, mais propensos a ouvir.

           

VÍDEO SLEZAK – DIA 01



Filmagem: Sanannda Acácia


            Já no âmbito da regulamentação das inteligências artificiais, Julia Pazos – especialista na interseção entre legislação, tecnologia e inovação – e Eduardo Magrani – professor, advogado e especialista em proteção de dados – discorreram sobre como criar um framework legal para IAs. Um framework nada mais é do que uma estrutura que serve como base para a criação de projetos. Na área da tecnologia é extremamente complexa a tarefa de desenvolvimento e atualização dessa estrutura, uma vez que os avanços são rápidos demais. Além disso, os países possuem diferentes legislações e valores de privacidade, tornando a existência de uma diretriz global praticamente impossível.


Verdade e democracia são os dois valores centrais que, segundo o palestrante, todas as empresas de tecnologia devem ter. IAs têm a capacidade de moldar mentes em uma escala nunca observada pela humanidade, já que não dispõem de pessoalidade alguma, fazendo com que seres humanos tornem-se menos defensivos e, consequentemente, mais propensos a ouvir.

        


Foto: Sanannda Acácia


Outra questão que divide opiniões quanto à regulamentação é a robustez das resoluções ou leis que estão em desenvolvimento. Enquanto uns acreditam que quanto maiores e mais detalhadas forem as diretrizes mais controle será obtido sobre as inteligências artificiais, outros defendem que resoluções menores e menos específicas possuem maior flexibilidade para as constantes atualizações necessárias.

 

O fato é que essas novas tecnologias continuarão ganhando força de maneira exponencial e, para os palestrantes, o debate sobre o desenvolvimento de culturas empresariais com valores éticos e morais solidificados vem antes do debate sobre legislação e regulamentação das IAs.  

           

Criativos: Sua conexão de entrada para o futuro. Quer se aprofundar um pouco mais sobre o tema: Economia Laranja e Indústria Criativa: Vamos falar um pouco mais sobre esse universo? 

 

Basta realizar a sua inscrição on-line no Word Creativity Day (WCD), que acontecerá entre os dias 19, 20 e 21 de abril #é_grátis #só_falta_você_participar



Música Eletrônica Brasil - playlist Cedro Rosa / Youtube


 

A cultura e a indústria criativa exercem uma influência significativa no desenvolvimento humano, social e econômico, promovendo a diversidade cultural, fortalecendo identidades e estimulando a inovação.



Além disso, desempenham um papel crucial na geração de empregos e renda, especialmente para artistas independentes. Nesse contexto, a Cedro Rosa Digital desempenha um papel fundamental ao certificar obras e gravações, garantindo direitos autorais internacionais para artistas independentes por meio de sua plataforma digital.


Ao profissionalizar músicos e compositores e distribuir suas criações, a empresa não apenas valoriza o trabalho desses profissionais, mas também contribui para a dinamização do setor, gerando empregos e renda em toda a cadeia produtiva da música e do audiovisual.



A Cedro Rosa Digital se destaca ao impulsionar a economia criativa e ao promover a inclusão e o desenvolvimento dos artistas independentes em um mercado globalizado.

0 comentário

+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page