top of page

Descendo Quadrado*




Gracindo chegou ao Bar do André com uma expressão de satisfação pregada no rosto. O baixinho estava feliz da vida porque o seu Botafogo contratara, enfim, um goleiro. André ao ver o tradicional freguês chegando foi logo indagando a título de implicância:


- E aí, pode mandar descer uma daquela que desce redondo? (o André e toda a cidade estão carecas de saber que o Gracindo é fiel a outra marca de loura gelada, aquela preferida do Zeca). E o ofendido foi respondendo a altura enquanto já passava giz no cotovelo pra espetar no balcão.

- Que mané redondo o quê, André! Isso é cerveja de veado. Você sabe que eu bebo cerveja de homem e pode mandar uma estupidamente... E quase engoliu o pedido ao perceber um vulto se agigantando ameaçadoramente ao seu lado. Teve que olhar pra cima para perceber o baita do sujeito com boné do Palmeiras, que ao colocar a mão pesada sobre seu ombro, já anunciava que não estava de brincadeira.

- O que é que há mano, tá me tirando?! Disse isso com os olhos soltando faíscas e a boca chuveirando uma pesada garoa de sardinha em lata. Antes de responder, Gracindo ainda pode vislumbrar o tamanho da confusão: a mesa do gigante estava cheia de garrafas da tal cerveja que desce redondo.

- Que nada amigo – Gracindo foi dizendo com a maior sem-cerimônia, enquanto o sorriso amarelava e ia se rachando na face – estou gozando o André. Eu só bebo dessa cerva também. Pode perguntar aqui que ele confirma.

E o dono bar, com um sorrisinho de escárnio e aquele olhar de “você me deve essa”, confirmou:

- Ele tá brincando, sim. Gracindo adora essa que desce redondo. E quando chega assim, animado e com muita sede, toma de lavada. Nunca menos de dez. Não é Gracindo? E Gracindo entre puto e aliviado respondeu monossilábico:

- É... – enquanto André deixava escapar um sorrisinho sacana pelo rabo de olho.

Gracindo passou a noite bebendo “aquela cerveja aguada” que ele não suporta. De vez em quando erguia o copo em brinde ao brutamontes que pertinho do balcão continuava a se lambuzar com sardinha em lata e a beber redondo.

- Ao Verdão!!!


“Esse jogo não é um a um Se o meu clube perder é zum-zum-zum Ah, olhe o jogo não é um a um Se o meu clube perder é zum-zum-zum

O meu clube tem time de primeira Sua linha atacante é artilheira A linha média é tal qual uma barreira O center-forward corre bem na dianteira A defesa é segura e tem rojão E o goleiro é igual um paredão

Esse jogo não é um a um Se o meu clube perder é zum-zum-zum” (Um a Um – Edgar Ferreira)

* Publicado originalmente no Site Boteco do Tulípio e no meu livro Fala Botequim.


 

Cultura


Samba de Alta Qualidade, do repertório da Cedro Rosa Digitalo, para o Spotify.


 

Encontrar música de qualidade pode ser um desafio, especialmente quando se trata de gêneros específicos como samba, MPP e choro. Felizmente, existem várias opções para ouvir e comprar música, incluindo a Cedro Rosa Digital, uma plataforma que oferece downloads de alta qualidade a preços acessíveis.


Além de oferecer downloads de música a preços em conta, a Cedro Rosa também disponibiliza playlists cuidadosamente curadas e streaming de músicas em várias plataformas digitais. Isso torna mais fácil descobrir novos artistas e estilos musicais.


Para quem está interessado em explorar a música brasileira e internacional, a Cedro Rosa é uma ótima opção, pois disponibiliza músicas de artistas de diversos países e gêneros. E, com seus preços acessíveis, é possível comprar música sem gastar muito dinheiro.


 


Samba muito bom aqui. Escute!



+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page