top of page

Beth Carvalho. Viva e presente, no coração da nossa gente




Nesta sexta-feira, dia 30, faz dois anos de muita saudade da gloriosa Beth Carvalho. E não há como não lembrar aquele fantástico ‘um minuto de samba’ que o Botafogo e sua torcida promoveram em homenagem à sambista dois dias depois de seu passamento. Antes do jogo com o Bahia no Estádio Nilton Santos, pelo Brasileirão daquele ano, em vez de um minuto de silêncio, aconteceu o ‘um minuto de samba’. Os alto falantes do ‘Engenhão’ despejaram o ‘Vou festejar’, e a torcida cantou o samba, que é emblemático para os alvinegros. Foi emocionante. E o Fogão venceu por 3 a 2. Beth estava presente.



Voltando bem no tempo, recordo uma noite na Lapa. Saindo do samba no Lapases, fui até o ‘Ernesto’, um restaurante simpático que fica ali pertinho. Na verdade, depois de uma noite encantada daquelas, de Choro, Samba e uma canja de Beth Carvalho, eu ainda não tinha equilibrado minhas emoções com o contexto da cidade e necessitava de uma calibrada. Fui tomar mais uma. De repente entra no restaurante justamente ela, a rainha daquela noite, a madrinha Beth Carvalho.


Nunca fui de tietar meus ídolos, embora não considere isso um pecado capital. Beth sentou-se metros à frente com amigos. Eu olhando, embevecido, um ídolo na simplicidade dos mortais, curtindo a noite entre os seus. De repente a cantora ensaia uma saída da mesa, ‘deve ir ao toalete’, eu pensei. Aqui um parêntesis: meses antes eu comprara em Ouro Preto uma estrela de cristal que guardava num pequeno saquinho de veludo preto. Como botafoguense supersticioso – e qual não é? – andava com a estrela promovida a amuleto.

Voltando ao ‘Ernesto’. Beth levantou-se e caminhou para o banheiro. Ao passar pela minha mesa, eu, num nível de calibragem quase ideal, ousei interromper seu trajeto. Na mesa, a estrela de cristal disposta sobre a embalagem de veludo preto.

- Beth (falei assim na lata e ela parou junto à mesa, solícita). “O que é isso?” Indaguei apontado para a peça de cristal sobre o fundo preto. Ela olhou e respondeu certeira.

- Botafogo.

Eu, rapidamente, não querendo ocupar demais o seu tempo, dei a estrela para ela segurar.


Eu queria batizar meu amuleto e de quebra trocar meia dúzia de palavras com o ídolo. Ela pegou a estrela e disse séria.


- Tudo bem, mas olha, se isso der azar não vai dizer que a culpa é minha, heim!


Instantes que serviram para consolidar minha admiração por uma das maiores estrelas do Samba. Feliz, guardei meu amuleto, na certeza de que agregara um valor ainda mais poderoso a ele. Uma lembrança da grande Beth Carvalho. Como lembrança, devo dizer que a estrela cumpriu seu papel até que a perdi numa outra madrugada, mas como amuleto, nem tanto. No domingo seguinte ao encontro, o Botafogo perdeu pro Vasco. Lembrei-me da advertência. Ela deve ter lembrado também.

“Vim, tanta areia andei Da lua cheia eu sei Uma saudade imensa” (Andança – Edmundo Souto/Danilo Caymmi)


 

ACONTECE NA INTERNET, ACONTECE NA CEDRO ROSA.



LANCAMENTO DO CD " ...de Samba e Poesia, de Mario Lago Filho, pela Cedro Rosa.



RODA DE SAMBA



Por Dentro da Cedro Rosa, com a conexão Brasil - Angola.

Conheça o trabalho de DJ Falcão.



 

Cedro Rosa cria plataforma digital que permite registro, distribuição e licenciamento de músicas no mundo inteiro.

Tudo online!


A Cedro Rosa , produtora e distribuidora de conteúdos, com sedes no Rio de Janeiro, New York e Tokyo criou uma plataforma digital de administração e distribuição de músicas no mundo inteiro.


Para ter acesso, como artista, empresa ou simplesmente amante de música, basta abrir um perfil, apenas com nome e e-mail.


A plataforma digital funciona em 10 idiomas e conta com mais de 3 000 mil certificadas, prontas para serem licenciadas para sincronizações diversas em filmes, novelas, audiovisuais, games e publicidades.



Abra um perfil na Cedro Rosa e acompanhe nossas redes digitais. https://linktr.ee/cedrorosa


Compositores, bandas e artistas podem registrar suas musicas e fazer contratos de distribuição e licenciamento e empresas da midia como TVs, Radios, produtoras de cinema e conteudo em geral podem licenciar essas obras devidamente certificadas diretamente na plataforma.






+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page