top of page

PARA ALÉM DA IDEIA

Vanessa Cançado, para CRIATIVOS!


Vanessa Cançado
Vanessa Cançado

Um dia de sol, celular vibrando, uma mensagem de texto:

– Preciso falar contigo. Tenho um projeto. É um filme. Podemos falar?


Um amigo querendo saber para onde poderia enviar seu projeto, se tinha possibilidades de comercialização, se inspirava interesse. Pois bem, começamos a conversar e no decorrer do processo, já percebi que não havia ali um projeto, mas o argumento e um resumo de duas linhas de objetivos. Isso já era um começo.


Esse é um exemplo, de vários, em que fui procurada por pessoas interessadas em desenvolver um projeto audiovisual, com algumas ideias esboçadas, outras vezes com um argumento ou um roteiro e sem saber que rumo seguir, de como transformar isso em proposta palpável para apresentar a players, produtoras parceiras ou em rodadas de negócios.


Devido as diversas dúvidas de profissionais, em produtoras por onde passei como gerente em desenvolvimento de projetos ou em avaliações de projetos como parecerista, prestando serviços a Fundações ou Secretarias de Cultura, percebi a deficiência e dificuldade das pessoas na elaboração de projetos.


Foi quando surgiu o curso básico Projeto Audiovisual 1.0, que recentemente lancei no meu canal do Youtube. São cinco aulas curtas e objetivas sobre o desenvolvimento de projetos audiovisuais, com pontos importantes para contribuir nesse quesito. O projeto foi premiado pelo Programa Cultura Presente nas Redes da Secretaria do Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e está disponível de forma gratuita.


O setor audiovisual brasileiro cresceu muito nos últimos 10 anos e junto a evolução mercadológica do setor acompanhamos a entrada e crescimento das plataformas de streaming como Netflix, Amazon, Globoplay, entre outras. E o mercado audiovisual foi se tornando cada vez mais exigente e, por consequência, exigindo projetos com mais clareza e propriedade, tornando ferramenta forte de negociação, primordial para iniciar uma conversa entre produção e realizador, acerca do produto almejado.


Ao elaborar um projeto busca-se cada vez mais a consistência de conteúdo, de formato e defesa de diretrizes para contribuir no alinhamento e servir como um documento norteador. Servirá como uma espécie de mapa textual e detalhado de onde quer chegar e para onde quer se transportar, ultrapassando na sua maioria, o próprio tempo do projeto e indo além da ideia inicial que o gerou.


Por isso dentre as questões a serem respondidas no desenvolvimento da proposta, das mais importantes estão:


– O que quer desenvolver e onde quer chegar?


Parecem perguntas obvias e simples, mas não são e necessitam de tempo de maturação para tal.


Outro ponto importante no desenvolver de um projeto e que precisam estar claros no pensamento, a fim de desenvolver conteúdos mais relevantes, é ter permeando o texto a tríade infalível (Objetividade – Coesão – Clareza) e, como disse uma amiga, ao assistir as vídeo-aulas, que essa tríade dever ser usada para vida.


E é preciso aplicar em constância, mas não só.


Somando-se a tríade, teremos os elementos essenciais de um projeto audiovisual e, com isso o tornar consistente e com possibilidades de realização. Esse e outros assuntos podem ser conferidos no curso disponível.


Escrever um projeto audiovisual vai além do fazer um filme, uma série ou outro produto resultante. O Desenvolver do projeto transforma ideias de forma estrutural, trilhando caminhos para possibilidades reais e para tal deve-se combater vetores de estagnação que podem se instalar no decorrer do processo e alimentar um inimigo interior, a Ansiedade.


O que não combina com projetos audiovisuais.


 



 

Vanessa Cançado é Roteirista, Produtora e Gerente de Projetos.

Pós-graduada em Cinema e formação em Teatro. Foi Roteirista e Co-Diretora do documentário OMOLU – DANÇA, RITUAL, VIDA sobre bailarino Augusto Omolu; Foi roteirista do 1º episódio da série documental KIRIMURÊ- UMA AVENTURA NA BAIA DE TODOS OS SANTOS e que se encontra em fase de produção na Bahia para o Canal BoxBrazil. Foi Argumentista do longa documentário baiano TERREIROS DE CANDOMBLÉ pela Layepas Produções. Na área de produção, gerenciamento e direção desenvolveu projetos e coordenou núcleos criativos para produtoras audiovisuais como pela produtora Enquadra Filmes (RJ). Na Bahia onde morou por 6 anos, passou por diversas produtoras, entre elas a Cine Arts, que como produtora de desenvolvimento de projetos, como o projeto A ÚLTIMA TRAGÉDIA, uma coprodução internacional com Guiné Bissau (vencedor do Edital para desenvolvimento CPLP-Portugal/MINC). Atualmente desenvolve um livro sobre desenvolvimento de projetos e está desenvolvendo o roteiro de seu primeiro longa-metragem de ficção – Flor de Outono, que trata sobre o tema da relação mãe e filha e sobre o Alzheimer.

 

Plataforma digital brasileira, com sedes no Rio, New York e Tokyo une quem cria e produz musica com grandes empresas para licenciamentos de musicas para trilhas sonoras diversas.


A Cedro Rosa criou uma plataforma digital em 10 idiomas para reúnir em um único ambiente os criadores musicais e a industria da midia, entretenimento, games e tecnologia para contratos de licenciamento musical.




Compositores, bandas e artistas podem registrar suas musicas e obter certificação internaional que possibilita o recebimento de direito autoral no mundo inteiro.





A indústria da midia e entretenimento como TVs, radios, produtoras de cinema, games, publicidade, streaming e conteudo em geral podem licenciar essas obras devidamente certificadas diretamente no site da Cedro Rosa.



0 comentário

+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page