“Xingu em Disputa”: podcast da Agência Pública mergulha nos impactos de Belo Monte
- Redação
- 26 de set.
- 3 min de leitura

A Agência Pública lançou a série em podcast “Xingu em Disputa”, que explora a transformação sofrida pelo rio Xingu após a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. A série, dividida em quatro episódios, foi criada a partir de entrevistas e documentos oficiais pela repórter Isabel Seta.
Inaugurada há quase dez anos, a usina de Belo Monte é um projeto antigo, que começou a ser desenhado ainda durante a ditadura militar.
Conhecido na época como Kararaô, o projeto foi alvo de intensos protestos e mobilizações de lideranças indígenas, como Tuíre Kayapó, e chegou a ser arquivado no final da década de 80, antes de ser retomado no segundo mandato de Lula. Para os povos e comunidades tradicionais da região, a usina é vista como um “monstro devorador” da biodiversidade e da riqueza cultural do Xingu.
“A natureza, ela tá presa. Ela foi presa, ela tá sendo massacrada. O Rio Xingu, ele tá sendo escravizado”, relata a pescadora Sara Rodrigues Lima no primeiro episódio do podcast.
Uma história contada por quem a viveu
Ao longo dos quatro episódios, a série narra a história do rio sob a perspectiva dos indígenas e dos povos beiradeiros, que foram os mais afetados pela destruição causada pela usina. Os impactos não se limitaram ao modo de vida das comunidades, mas também afetaram os ciclos reprodutivos da fauna e da natureza como um todo. O podcast também mostra a organização desses povos para lutar pelo direito de voltar a viver com o rio.
O lançamento da série acontece no momento em que o Ibama analisa a renovação da licença de operação da hidrelétrica, que está vencida há quatro anos. Além disso, a cidade de Belém, no Pará, irá sediar a COP30, a mais importante conferência do clima da ONU.
Segundo Isabel Seta, a ideia para o projeto surgiu durante uma reportagem sobre os impactos socioambientais da usina em Altamira, no Pará. “Não bastava só escrever sobre. Era preciso ouvi-los. Foi assim que nasceu a ideia do podcast ‘Xingu em Disputa’. No podcast, são os beiradeiros e indígenas que nos conduzem pela transformação forçada do Xingu”, explica a jornalista.
Sobre a Agência Pública
A Agência Pública, fundada em 2011 por jornalistas mulheres, tem como missão produzir reportagens de fôlego focadas no interesse público e nas grandes questões do país sob o ponto de vista da população. Suas reportagens visam fortalecer o direito à informação, a qualificação do debate democrático e a promoção dos direitos humanos. A agência já recebeu mais de 80 prêmios nacionais e internacionais, como o Prêmio Vladimir Herzog e o Prêmio Gabo. Saiba mais: https://apublica.org
Podcast A Arte de Receber, com Cecilia Borges
Aprenda os segredos da boa hospitalidade e da arte de receber com Cecilia Borges. Dicas e conversas para tornar seus encontros inesquecíveis. Acesse o canal da Cedro Rosa Music no YouTube #ArteDeReceber #Hospitalidade #DicasDeEtiqueta #CeciliaBorges #CedroRosaMusic #YouTube
Inclusão Cultural É Também Inclusão Econômica
Quando falamos em inclusão, não se trata apenas de acesso ao consumo de cultura, mas também da possibilidade real de gerar renda com ela. Jovens de periferias, músicos independentes, produtores de cinema, designers e artistas do mundo inteiro encontram dificuldade para entrar nos mercados globais.
A Cedro Rosa Digital atua diretamente nesse desafio, oferecendo certificação de obras, organização de direitos autorais e acesso a plataformas de licenciamento mundial, permitindo que criadores de qualquer lugar sejam remunerados e reconhecidos internacionalmente.
Comentários