top of page

Você tem empatia?

Engraçado como, de tempos em tempos, existem palavras que viram moda. E um dos termos da vez é a empatia.


Empatia é se colocar no lugar do outro, tentar se sentir como ele se sente diante de alguma circunstância da vida. E é engraçado como mesmo entendendo o significado do termo, na prática, ele ainda acontece de forma bastante condicional. Você tem empatia sim...pela vizinha que descobriu que está com uma grave doença, porque seu pai também teve que lidar com isso. Tem empatia pelo colega de trabalho que enfrentou assédio moral na última empresa em que trabalhou, porque sua irmã também passou por esse problema.


Empatia pela melhor amiga que perdeu um bebê, pois você também perdeu um filhinho logo que se casou. Empatia pelo primo que se divorciou porque assistiu de perto o sofrimento de seu filho quando ele se separou da ex esposa. Pela família que se encontra em necessidade financeira que você atende na tarefa voluntária, pois já passou fome na sua infância.


 

A vida sem musica seria um erro, já disse o filósofo Friedrich Nietzsche. Amo essa Playlist!

 

Porém, já se perguntou se você realmente se coloca no lugar do outro e consegue imaginar as imensuráveis dificuldades materiais e sentimentais que são consequências de todos os eventos acima e muitos outros, e que, nenhum de nós, em nenhum momento da vida, está livre de enfrentar? Talvez a nossa empatia ainda seja limitada. Porque me parece mais fácil de ser exercida quando o problema em questão fez ou faz parte de nossa realidade de alguma forma. E será que estamos dispostos a ter empatia pelo outro quando, nem de longe, aquele problema ou desafio fez parte do nosso mundo, da nossa realidade de vida?

Será que ao passar por um morador de rua sem nem sequer olhar em seus olhos quando ele fala com você, temos a noção de que fazemos aquela pessoa se sentir ainda mais "invisível" do que já se sente?


Será que um professor de educação infantil, ao dar mais atenção a algum aluno do que aos demais, não está despertando nos outros pequenos o sentimento de inferioridade e rejeição desde a infância? Não subestimamos a angústia de alguém que está com depressão dizendo que isso não se trata realmente de uma doença?


Paramos pra pensar no morador do primeiro andar quando batemos a porta de entrada do prédio com força, e não nos atentamos ao barulho que isso faz e o incômodo que causa?

Procuramos mesmo sentir a dor do outro que sofre por sua cor, pelo seu peso, pelas suas condições físicas, sociais, econômicas?


 

Precisamos falar sobre Economia Criativa.

 

Não estou falando de outro terreno do momento, o tal "geração mimimi"... Pois temos sim que aprender que a tristeza e os desafios fazem parte da vida, que devemos enfrentar as situações e buscar aprendizado nelas, que não podemos parar a vida para sofrer.

Porém, quando o assunto é empatia, acredite, quase todos nós falhamos. Precisamos exercitar a empatia incondicional. Devemos ter o hábito de se colocar no lugar do outro de verdade. Isso é respeito. É o velho "fazer aos outros o que gostaríamos que fizessem a nós".

E essa atitude nunca, em momento algum, em circunstância alguma, será ruim ou inapropriada.



Paula B Sabbag, professora de Inglês, tradutora/intérprete de formação, divorciada,

mãe de duas jóias, uma de 5 anos, Alice e outra de quatro patas, Meg.


 

O que acontece de interessante na internet?




Paulo Eduardo Ribeiro, sempre com um tema relevante, na Revista CRIATIVOS!





Música brasileira de qualidade, coisa tão difícil de ouvir hoje em dia.




Conheça o lindo trabalho de Pedro Borges, que une espiritualidade e música.

Por Dentro da Cedro Rosa, apresentação Luana Oliveira.



 

Cedro Rosa cria plataforma digital que permite registro, distribuição e licenciamento de músicas no mundo inteiro.

Tudo online!


A Cedro Rosa , produtora e distribuidora de conteúdos, com sedes no Rio de Janeiro, New York e Tokyo criou uma plataforma digital de administração e distribuição de músicas no mundo inteiro.


Para ter acesso, como artista, empresa ou simplesmente amante de música, basta abrir um perfil, apenas com nome e e-mail.


A plataforma digital funciona em 10 idiomas e conta com mais de 3 000 mil certificadas, prontas para serem licenciadas para sincronizações diversas em filmes, novelas, audiovisuais, games e publicidades.



Abra um perfil na Cedro Rosa e acompanhe nossas redes digitais. https://linktr.ee/cedrorosa


Compositores, bandas e artistas podem registrar suas musicas e fazer contratos de distribuição e licenciamento e empresas da midia como TVs, Radios, produtoras de cinema e conteudo em geral podem licenciar essas obras devidamente certificadas diretamente na plataforma.




+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page