top of page
Foto do escritorCarlos Janan

Viva Madiba


Leonel Brizola e Nelson Mandela_foto Carlos Janan (arquivo)

Quinta-feira 18 de julho de 2024, desço na estação do metrô em Botafogo para beber um chopp de final de expediente com um amigo na praça Nelson Mandela. Lugar ótimo para um happy hour etílico e para conversar de política e futebol é claro. Mesinhas na calçada, chopp gelado e vários pensamentos na cabeça.


De vez em quando somos interpelados por um pedinte ou um vendedor de balas ou coisas do tipo, pessoas invisibilizados pela sociedade. Em sua maioria são jovens e negros. Também é possível perceber um grande número de moradores de rua em situação de vulnerabilidade social que por conta do frio que esta estação do ano nos impõe, começam a se recolher mais cedo em busca de abrigos que geralmente são embaixo de marquises.


Bares lotados por uma saudável clientela majoritariamente formada por jovens brancos, que são servidos e atendidos por pretos e nordestinos, garantidos e seguros por seguranças com portes físicos avantajados também de pele escura em sua maioria. Não fui à cozinha dos bares , mas sou capaz de apostar que cozinheiros e cozinheiras, ajudantes e serventes também são negros e negras em maioria, menos o C