top of page

Streaming 2021: Tendência ou uma forma consolidada de distribuição de conteúdo?


José Pires - Tecnologia da Informação

Estamos finalizando o 2º. Trimestre de 2021, após um ano de 2020 onde as mudanças de comportamento fomentadas pela pandemia do Covid-19, foram suportadas por grandes transformações na sociedade, principalmente quando falamos da transformação digital. A transformação digital já vinha sendo sentida pela sociedade que, aos poucos tem mudado seu modo de viver. As famosas “ferramentas tecnológicas” já são parte da vida de cada indivíduo, de forma clara, com várias motivações e vários objetivos.


Durante a pandemia as várias formas de disponibilização de conteúdo via streaming tornaram-se “campeões de bilheteria”, independente do conteúdo acessado, gratuitamente ou pago, mas consolidado principalmente no conteúdo de entretenimento.


Mas o que podemos esperar das transmissões de eventos esportivos via streaming? E o conteúdo musical e de filmes? Qual será o comportamento do consumidor? Será um novo modelo de negócio ou apenas uma mudança tecnológica na forma de transmissão?

As respostas já começaram a surgir exatamente por causa do comportamento dos usuários antes e durante a pandemia. Antes, como apenas mais uma opção e, depois, sendo praticamente a única.



Mix Musical de Alta Qualidade - Escute a Playlist na Spotify.



Estudos de mercado e tendências estão direcionados para determinar de que forma se atenderá às necessidades do público-alvo e a remuneração adequada para o detentor do conteúdo a ser disponibilizado.


Nos eventos esportivos, na indústria musical e na indústria cinematográfica, já são conhecidas várias movimentações para a disponibilização desses conteúdos via streaming.

Os clubes de futebol em todo o mundo, e já se iniciando com bastante rapidez no Brasil, estão gerando conteúdos próprios e disponibilizando seus conteúdos próprios em “tvs” que transmitem exclusivamente via streaming. Jogos ao vivo, ou melhor o streaming ao vivo, também é uma realidade onde o sinal gerado é enviado em tempo real para os consumidores. Esse processo atrai patrocinadores que poderão expor seus produtos em uma velocidade e alcance jamais conseguidos pelos métodos convencionais de marketing e comunicação.


Em razão desse comportamento, o mercado cinematográfico já começou a sofrer mudanças. Recentemente a Amazon anunciou a compra da MGM Studio com a intenção de reforçar a sua divisão de filmes e Tv da Amazon Studios.



Escute Bossa Nova em deliciosa Playlist no Youtube.



A disponibilização de música ou de shows de todos os gêneros, já estão fundamentados e protegidos pelas leis e convenções autorais. Porém outro ponto que sinaliza a potencialidade desse mercado é a compra de catálogos musicais de artistas consagrados por fundos de investimentos multinacionais, resultando em uma nova forma de gestão dos direitos autorais.


Segundo estudo do Goldman Sachs, grupo financeiro multinacional, sediado no Financial District de Nova Iorque, a previsão de crescimento para o mercado de streaming, atingirá o valor de USS 131 Bilhões em 2030.


Portanto é clara a mudança de comportamento do consumidor e do seu desejo de consumir entretenimento. Cabe sempre a plataforma tecnológica, utilizada e remunerada pelo consumidor, buscar a permissão para a exibição instantânea ou não do conteúdo.

 

O que acontece de importante em conteúdo digital


Seminário sobre a música na Era Digital


Música de Qualidade - Escute essa Roda de Samba




CRIATIVIDADE!

 

Trilhas sonoras para filmes, videos, games.

Tudo online.




Cedro Rosa cria plataforma digital que permite registro, distribuição e licenciamento de músicas no mundo inteiro.

Tudo online!


A Cedro Rosa , produtora e distribuidora de conteúdos, com sedes no Rio de Janeiro, New York e Tokyo criou uma plataforma digital de administração e distribuição de músicas no mundo inteiro.


Para ter acesso, como artista, empresa ou simplesmente amante de música, basta abrir um perfil, apenas com nome e e-mail.


A plataforma digital funciona em 10 idiomas e conta com mais de 3 000 mil certificadas, prontas para serem licenciadas para sincronizações diversas em filmes, novelas, audiovisuais, games e publicidades.



Abra um perfil na Cedro Rosa e acompanhe nossas redes digitais. https://linktr.ee/cedrorosa


Compositores, bandas e artistas podem registrar suas musicas e fazer contratos de distribuição e licenciamento e empresas da midia como TVs, Radios, produtoras de cinema e conteudo em geral podem licenciar essas obras devidamente certificadas diretamente na plataforma.



+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page