top of page
criativos 2022.png

SEMANA DEDICADA ÀS MULHERES DA ECONOMIA CRIATIVA

Machismo oculto, mais uma bela pensata de Tânia Chaves



Sou apaixonada pela língua portuguesa. Mas uma coisa é fato: ela é excludente com relação a gênero. O masculino é sempre prioridade na norma culta. Quer um exemplo? Se em uma mesa estiverem nove mulheres e um homem, a regra fala que se formos nos referir a eles, teremos que usar o masculino.

“Tá, mas isso é fácil de resolver, podemos flexionar pronomes, artigos, substantivos e adjetivos para os dois gêneros, tipo, alunas e alunos, deles e delas, senhoras e senhores", você pode estar pensando.


Sim, essa solução ajuda, mas não resolve o nosso problema. A questão é que existem muitas pessoas não binárias, portanto, ainda assim, a nossa comunicação não seria inclusiva.

Na busca, genuína, diga-se de passagem, de estabelecer uma linguagem neutra, passamos a usar o x ou o @ ou substituímos o a e o por e. Quem nunca leu algum texto falando: amigxs, amig@s ou amigues?


Porém, isso também não resolve a situação, já que os leitores para pessoas com deficiência visual ou auditiva não reconhecem esses caracteres, fora que é bem difícil o entendimento para quem está em fase de alfabetização ou para quem tem dislexia. E se formos para a leitura oral, imagine que problema! Algumas palavras são impossíveis de se pronunciar.

Agora, estou pensando no nó que posso estar dando na sua cabeça. Relaxa. Deu na minha também. E eu ainda não achei a construção perfeita, mas encontrei alguns caminhos que quero compartilhar com vocês. Vamos lá? 1- Quando formos formular uma frase e precisarmos identificar o sujeito, podemos usar pessoas. Vou te mostrar:

"Procuramos um desenvolvedor front end". Dá pra solucionar usando: "Procuramos pessoa desenvolvedora front end".

2- Sempre que possível, podemos dar preferência para construções neutras, quer ver?

"Os estudantes são focados na aula". Que tal substituir por: "Estudantes têm foco na aula".

3- Podemos usar pronomes indefinidos, sempre que possível, veja: "Esse texto é da Tânia". Podemos usar: "Esse texto é de Tânia".

4- Muitas vezes, com uma alteração simples, já resolvemos a questão da obrigatoriedade de o substantivo estar no masculino. Veja um exemplo: "Quem é o autor desse texto?" Podemos substituir por: "Quem escreveu esse texto?"

5- Um outro hábito frequente é a gente colocar artigo sem necessidade. Olha só: "Os professores lançaram as notas." Que tal se você escrever: "Docentes lançaram notas"

6- Como eu falei no começo, a gramática fala que se tiver pelo menos um homem no grupo, os subjetivos vão para o masculino, certo? Mas tenho um macete que pode ajudar. Confira: "Os diretores convocaram todos os líderes para uma reunião". Podemos alterar para: "A diretoria convocou a liderança para uma reunião".

Bom, esses são alguns recursos que podem ser usados para tornar a nossa escrita menos binária. É um exercício diário e nem sempre será possível manter a linguagem neutra de gênero. Neste caso, precisamos mesmo de sucumbir à forma gramatical correta. Mas, sempre que der, faça essas substituições. Dá mais trabalho, porém, iremos produzir um texto com muito mais inclusão. Ah! Um último macete que está funcionando comigo: eu redijo o texto inteiro da forma como estou habituada e depois releio com esse olhar, aí vejo onde tem como substituir ou adequar.


 

Artistas Cedro Rosa

Escute, baixe, siga, compartilhe e licencie para trilhas sonoras!



Maestro Marinho Boffa


Nika B, violonista radicado na Espanha


Mario Lago Filho fala sobre a trilogia Mário Lago, Homem do Século XX




 

CEDRO ROSA lança plataforma digital com músicas certificadas disponíveis para trilhas sonoras diversas no mundo inteiro

A Cedro Rosa , produtora e distribuidora de conteúdos, com sedes no Rio de Janeiro, New York e Tokyo criou uma plataforma digital de administração e distribuição de músicas no mundo inteiro.


Para ter acesso, como artista, empresa ou simplesmente amante de música, basta abrir um perfil, apenas com nome e e-mail.


A plataforma digital funciona em 10 idiomas e conta com mais de 3 000 mil certificadas, prontas para serem licenciadas para sincronizações diversas em filmes, novelas, audiovisuais, games e publicidades.



Abra um perfil na Cedro Rosa e acompanhe nossas redes digitais. https://linktr.ee/cedrorosa


Compositores, bandas e artistas podem registrar suas musicas e fazer contratos de distribuição e licenciamento e empresas da midia como TVs, Radios, produtoras de cinema e conteudo em geral podem licenciar essas obras devidamente certificadas diretamente na plataforma.



 

Playlist da Cedro Rosa no Spotify e no Youtube. Músicas disponíveis para licenciamentos.


A Cedro Rosa representa milhares de obras musicais originais. Escute as playlists nas plataformas mais famosas do mundo.




Escute a Playlist - Os Grandes Mestres do Samba – Spotify

Bossa Nova / Spotify

Instrumental Esporte Fino / Youtube




Todas essas obras são representadas pela Cedro Rosa.

Abra um perfil em nosso site.

Consulte-nos para sincronizações para trilhas sonoras.


Acompanhe nossas redes sociais.



Escute o samba do Tempero Carioca



Todas essas obras são representadas pela Cedro Rosa.

Abra um perfil em nosso site.

Consulte-nos para sincronizações para trilhas sonoras.


Acompanhe nossas redes sociais.




Repertório Cedro Rosa, disponivel para trilhas sonoras diversas.




+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page