top of page

Samba no Rio



Uma vez mais a cidade sedia o Rock ́in Rio, este fantástico festival que atrai gente de todo Brasil e alguns de fora . São, na maioria, jovens que têm a oportunidade de ouvir artistas nacionais e internacionais consagrados e, em várias noites super concorridas. Boas memórias ficarão desses dias e noites, nesta época que o Rio , em clima mais ameno, favorece essas maratonas musicais, tão importantes para o caráter agregador da cidade, sua imagem no Brasil e no mundo, sua economia e estímulo para todo o pessoal envolvido na organização deste mega-evento.

A nata da musica brasileira: Lenine, Gil, Mário Lago, tudo nesta playlist da Spotify.


Está mais do que na hora , porem, de termos um evento de igual dimensão , focado na música brasileira, em suas variadas manifestações.


Samba

Samba de Quadra

Samba de Breque

Pagode

Samba-enredo

Marchinhas

Marcha-Rancho

Samba-canção

Bossa Nova

MPB

Música de Seresteiros

Funk

Rap

Hip=hop

Ritmos Baianos

Ritmos Afro-religiosos ( Pontos de macumba e outros)

Chorinho

Sertanejo

Baião

Forró

Modinha


Vamos ficar por aqui, porque são tantas as manifestações que precisamos continuar ouvindo, dançando e tocando, antes que virem coisas do passado,, que o artigo se transformaria numa lista interminável.


A força desses ritmos aos quais se somam suas variedades paulistas ( Adoniran, Vanzolini) e musica de todo Brasil, sem esquecer o maracatu, o frevo, o jongo mineiro, pede uma atenção dos promoters para esta tarefa que seria cultural, turística e certamente bastante lucrativa. Os shows que se sucedem pelos bailes populares nos fins de semana dão a medida da atração desta música, que a bem dizer, ajuda, sem alienar, o povo brasileiro levar adiante, com esperança, a sua vida difícil e sofrida.


Cabe uma breve reflexão sobre a importância de se ter senso de humor para levar a vida,.


Casseta e Planeta, o jornal Pasquim, um Jô Soares em plena forma, os bons momentos do Porta dos Fundos ajudam a aguentar a mediocridade que a cada dia, generosamente nos é brindada pelos nossos meios físicos e virtuais de comunicação.


Café com Música, grandes clássicos de nossa Música no Youtube.


A música tem um poder fantástico. Desde a segunda parte do Hino Nacional cantado à capela nos jogos de futebol às canções patrióticas cantadas nos vários países por ocasião da Liberação ao fim da Segunda Guerra Mundial, mas também da canção Douce Franxe , Cher pays de mon enfance , que ajudou os franceses a manter um sopro de esperança nos piores dias da ocupação.


D. Pedro I bem sabia disso ao musicar, na noite do 7 de setembro, o belo poema de Evaristo da Veiga, compondo o inesquecível :

Já podeis da Pátria filhos, ver contente a Mãe Gentil.


Musica, talvez a mais universal expressão do soft-power brasileiro, precisa mais apoio nesta cidade que se dá ao luxo de ter uma das melhores casas de ópera e música do mundo, ocupada por usos espúrios.


Temos que fazer do Rio a capital, nao apenas brasileira, mas mundial da música!


 

Grandes Sambistas!


Ouça a música Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro, com Miguel Proença, ao vivo, no Japão. Repertório Cedro Rosa, disponível para trilhas sonoras e licenciamentos.



Muita musica boa nesta playlist do Youtube.





Leia Mais!



 



Cedro Rosa Digital


Trilhas sonoras que podem ser licenciadas a partir de $ 9 reais, para videos em redes sociais!

Abra agora um perfil na Cedro Rosa Digital.


Plataforma musical reune artistas, compositores e usuários comerciais de música, como TV, publicidade, rádios e internet para pesquisar, escutar e licenciar obras certificadas para trilhas sonoras diversas. Qualquer um pode abrir um perfil apenas com nome e e-mail.


Veja como funciona.


 

Musica Brasileira, artigo de alta qualidade, no ar.


+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page