Regina Vater e Bill Lundberg conversam sobre arte e videoarte com Tuninho Galante em "live"
Regina Vater e Bill Lundberg conversaram sobre arte e videoarte com Tuninho Galante em "live" da Cedro Rosa.
Esta conversa foi gravada quinta-feira, dia 11 de agosto de 2022.
Desde os anos de 1974, os caminhos da videoarte são percorridos - ou praticamente inaugurados - pelos artistas.
Com exposições e premiações em algumas das principais galerias e centros culturais do mundo, como o Guggenheim de Nova York, por exemplo, Regina Vater e Bill Lundberg vão contar um pouco de suas trajetóias.
Biil, nascidos nos Estados Unidos da América e Regina, carioca, atuamente moram em Maricá, uma aprazível cidade fluminense.
Assista. participe do chat ao vivo, nas redes sociais da Cedro Rosa. Basta clicar nos links abaixo e se inscrever na live. Não se esqueça de ativar "ser lembrado".
Links para assistir.
Quinta-feira, dia 11, às 9 horas da noite. O vídeo ficará disponível nas redes sociais da Cedro Rosa.
Regina Vater, em poucas palavras.
A multiartista nascida no Rio de Janeiro, em 1943 poderia ser chamada de sacerdotiza multimídia. Lápis, pincéis, instalações, capas discos, vídeos e "despachos artísticos" , Vater não tem limites.
Contemporâna e algumas vezes amiga de alguns tótens da vanguarda brasileira e internacional, como Lygia Clark, Glauber Rocha e John Cage.
Com uma abordagem crítica e feminista, seus temas trafegam entre religião, história, ecologia e brasilidade.
Bill Lundberg, em poucas palavras.
Bill Lundberg nasceu em Albany, Califórnia, em 1942. Fez mestrado em Studio Art, na Universidade da Califórnia, em Berkeley, em 1966, e se mudou para Londres, onde iniciou sua carreira. Em 1972, seus trabalhos foram apresentados no “Survery of the Avant-Garde in Great Britain”, na Gallery House London, do Instituto Goethe. Em 1974, participou de uma das primeiras exposições internacionais de vídeo, a "Art/Video Confrontation", no Museu de Arte Moderna, em Paris. No ano seguinte, apresentou pela primeira vez, no Instituto de Arte Contemporânea, em Londres, seu primeiro filme escultura: “Swimmer”.
Bill Lundberg construiu longa e produtiva carreira como professor e artista. Em 1987, criou o "Transmedia Program", com mídias não tradicionais, para o Departamento de Arte e História da Arte na Universidade do Texas, em Austin, EUA. Inovador, o programa ofereceu cursos enfatizando a abordagem da arte orientada pelo conceito e as ideias que a germinam e em particular em mídias conectadas com tempo como vídeo e performance.
Em reconhecimento pelo seu valor ao Departamento de Arte e História da Arte, Lundberg foi agraciado, em 2005, com o “Marlene and Morton Meyerson Centennial Professorship”, uma das bolsas estabelecidas por universidades para ajudar professores de excepcional talento.
Música.
Playlist de música brasileira no Spotify.
Playlist de música brasileira no Youtube.
Cedro Rosa Digital
Plataforma musical reune artistas, compositores e usuários comerciais de música, como TV, publicidade, rádios e internet para pesquisar, escutar e licenciar obras certificadas para trilhas sonoras diversas. Qualquer um pode abrir um perfil apenas com nome e e-mail.
Mas como funciona?
Leia mais
Artes - Cultura - Política - Literatura - Música
Música Brasileira
Comments