top of page
criativos 2022.png

Reflexões Sobre o Ato de Ler Literatura na Contemporaneidade


30 JUN – SEG – 17H


O que é ler e o que é ler literatura e qual a sua importância hoje, momento no qual a leitura literária compete com outras formas de acesso à informação e entretenimento mais acessíveis, imediatas mas, muitas vezes, pouco profundas propiciadas pelas plataformas digitais que as pessoas acessam através de smartphones e outros aparelhos que, por sua vez, competem por sua atenção ao mesmo tempo em que algoritimizam as suas vidas?


A mesa propõe discutir essa temática através de diferentes perspectivas, um movimento importante para que possamos melhor compreender, dentre outros elementos, alguns dos processos através dos quais acontece o que chamamos de leitura, como construímos conhecimento através da leitura e porque a leitura de literatura pode vir a ser algo fundamental na construção do conhecimento para a existência dos seres humanos em diferentes contextos.



Participantes:

Érica Schlude Wels, Professora Associada da Faculdade de Letras da UFRJ. Tema de sua fala: “Ler o mundo: maternagens e atravessamentos contemporâneos da literatura”. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6383798999057526


Marcelo Macedo Corrêa e Castro, Professor titular Faculdade de Educação da UFRJ, Ex-decano do CFCH. Tema de sua fala: “Ler literatura na contemporaneidade: curadoria, condições e suportes”. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0872956603987349


William Soares dos Santos, Professor Associado das Faculdade de Educação e Letras da UFRJ, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas – PPGLEN da Faculdade de Letras da UFRJ. Tema de sua fala: “O ato de ler e ler literatura ontem e hoje”. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6192261516741890


Coordenação:

Godofredo de Oliveira Neto – Titular da Cátedra, titular da Faculdade de Letras UFRJ e membro titular da Academia Brasileira de Letras


Apenas online:




Godofredo de Oliveira Neto – titular da Cátedra Machado de Assis do CBAE-UFRJ – é escritor, professor universitário e membro titular da Academia Brasileira de Letras, onde ocupa a Cadeira 35 desde setembro de 2022, sucedido por Ana Maria Machado. Professor Titular de Literatura Brasileira na UFRJ, possui graduação e mestrado em Letras pela Université de Paris III – Sorbonne-Nouvelle e doutorado pela UFRJ, com pós-doutorado na Georgetown University (EUA). Autor de 21 livros entre romances e contos – alguns traduzidos para o inglês, francês, espanhol, italiano, vietnamita e búlgaro – foi premiado com o Jabuti em 2006 e tem obras adotadas em diversas universidades brasileiras. Atua como pesquisador com foco no Modernismo e na literatura contemporânea, tendo orientado dezenas de dissertações e teses, participado de centenas de bancas e congressos e ocupado cargos de gestão acadêmica, como Pró-Reitor de Graduação da UFRJ e Diretor do Departamento de Política do Ensino Superior no MEC. Integra ainda o PACC-UFRJ, a Cátedra Machado de Assis, o comitê da Collection Archives/UNESCO e diversos conselhos e grupos de pesquisa nacionais e internacionais.


Ponte Estratégica Entre Música Brasileira e Mercado Global

Empresa pioneira em licenciamento musical digital amplia horizontes para artistas nacionais

A internacionalização da música brasileira ganha novo impulso com as soluções oferecidas pela Cedro Rosa Digital, empresa que se posiciona como elo estratégico na cadeia produtiva musical global. A plataforma oferece músicas e trilhas sonoras certificadas para diversos segmentos da indústria audiovisual, estabelecendo conexões diretas entre criadores brasileiros e o mercado internacional de entretenimento.


A atuação da Cedro Rosa Digital transcende o simples licenciamento musical, oferecendo um ecossistema completo que inclui registro, certificação e distribuição de obras. Compositores e cantores podem registrar e certificar suas obras e gravações (edição/publishing, representação fonográfica), obtendo códigos internacionais, o que garante reconhecimento e proteção legal em mercados internacionais.

Este modelo inovador responde às demandas da economia criativa digital, onde a velocidade e a segurança nas transações são fundamentais. O sistema promove a sustentabilidade do setor musical, facilitando o licenciamento de obras para empresas de cinema, publicidade e jogos, criando novas oportunidades de receita para artistas brasileiros no cenário internacional.


A empresa representa uma nova geração de intermediários musicais, utilizando tecnologia para simplificar processos complexos e aproximar criativos de oportunidades globais, consolidando o Brasil como exportador de conteúdo musical de qualidade.


Comentários


+ Confira também

Destaques

Essa Semana

bottom of page