Propósito


Paula Sabbag

Eu acredito que nunca se ouviu falar tanto sobre propósito de vida como hoje em dia. Notícias, redes sociais, palestras, cursos, artigos... Tenho visto inúmeras ofertas para que possamos descobrir ou focar em nosso propósito de vida. Questões filosóficas, psicológicas, religiosas surgem quando pensamos sobre qual é o motivo de estarmos aqui nesse mundão de meu Deus.


Fiquei me perguntando quais poderiam ser os propósitos de vida das pessoas. Acho que muita gente responderia essa pergunta dizendo que seu propósito de vida é ser feliz. Mas será que ser feliz pode ser um propósito de vida? Me parece que isso é algo que todos queremos, salvo as pessoas que não estão com a sanidade mental em dia. Tendo dito isso, o que é a felicidade para cada um de nós?


Para uns é ser bem sucedido na carreira, para outros pode ser ganhar muito dinheiro. Há muitas pessoas que querem ter uma bela família e muita gente que quer ajudar ao próximo, seja em sua comunidade ou de maneira mais ampla. Outros querem atingir metas, ter a estética perfeita, ser famosos. Alguns querem salvar a natureza, os animais. Há infinitos objetivos que poderiam ser listados aqui. Creio então que o propósito não seja ser feliz exatamente, mas se sentir feliz e pleno através da realização de alguns desses objetivos.