top of page
criativos 2022.png

Produtora brasileira é destaque em produção sonora em 2024

Atualizado: 23 de dez. de 2024


Lucas Mayer_divulgação
Lucas Mayer_divulgação

DaHouse Audio é destaque mundial no mercado de produção sonora em 2024

Ao promover experiências sonoras inovadoras, a produtora brasileira conquistou alguns dos principais prêmios do circuito internacional, incluindo o EMMY e Music & Sound Company of the Year na ADC Annual Awards

 

A audição é um sentido de descoberta. Parte significativa da relação sensorial com o mundo parte da capacidade auditiva de apreciar e aprender com os sons. No mercado criativo, a conduta com as linguagens sonoras é essencial para desenvolver conexões individuais e coletivas, tornando essa área um espaço rico, em que a arte tem um brilho particular. A produtora brasileira DaHouse Audio, que torna o trabalho de som cada vez mais inclusivo e inovador neste segmento, acumula projetos aclamados e premiados em produção de áudio e obteve extremo destaque em sua trajetória no ano de 2024.


Certificação de obras e licenciamento de gravaçōes




Entre as angariações, o projeto Dreamcaster rendeu o EMMY Sports (principal premiação para projetos televisivos) pelo uso avançado de tecnologias de áudio e inteligência artificial (assista o trailer).


Nele, o jornalista esportivo Cameron Black conseguiu narrar uma partida dos playoffs da NBA ao vivo na televisão mesmo sendo uma pessoa cega. O torneio eliminatório anual de basquete foi transmitido para o narrador através de um colete e mesa tátil que fazia Black se sentir dentro da quadra e acompanhar cada passo do jogo. A produção Dreamcaster possibilitou reconhecimentos à DaHouse no The One Show, premiação de prestígio em publicidade e design, sendo a segunda produtora com mais conquistas no ano. Ademais, também garantiu o Grand Prix de Entertainment Lions for Sport do Cannes Lions 2023.



“Desenvolvemos essa linguagem sonora tridimensional para que Cameron conseguisse ‘visualizar’ o jogo de forma precisa enquanto comentava o que estava acontecendo em quadra. Para isso, munidos de microfones binaurais especiais, gravamos todas as jogadas possíveis com jogadoras de basquete profissionais em uma quadra. Foram dias de gravações de 16 horas. Cameron se sentia como se estivesse dentro da quadra ouvindo os jogadores ao seu redor”, conta o diretor musical e sócio da DaHouse Audio, Lucas Mayer




O envolvimento em outras produções internacionais renderam diversas conquistas, como o título de Music & Sound Company of the Year na ADC Annual Awards. O motivo foi por conta da quantidade de indicações que recebeu dentro do segmento de áudio. A cada ano, esta premiação reconhece os melhores feitos em publicidade, mídia digital, design gráfico e demais expertises do mercado.


DaHouse ganhou também o London International Awards (LIA), pela contribuição com as campanhas “Spreadreats”, em parceria com o FBC New York para o Spotify; o projeto “855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS)” para trabalho na consultoria de saúde Anzen Health; a colaboração de áudio com o “Sound of the Land”, iniciativa da Billboard Arabia; e a trilha sonora da campanha “The Most Illegal Beer” para Muschicraft Beer Company (que também rendeu estatueta no Gerety Awards na categoria “Communication Cut”).


Foram 10 títulos de ouro, 5 de prata, 8 de bronze e até mesmo um Grand Lia, maior destaque da premiação. Vale dizer que o LIA entrega prêmios globais de excelência criativa em todas as formas de mídia. 


As inúmeras conquistas vão além de títulos que enaltecem apenas institucionalmente, como Grand Prix no Cannes Lions 2024 e o primeiro Titanium Lion para a Alemanha. Membros da equipe também foram agraciados, como a produtora executiva global, Carol Masseti, e o sócio da sede alemã, Cassiano Derenji, que ocupam a primeira e a segunda posição, respectivamente, no ranking de Produtor Executivo do Ano no D&AD Awards, associação global para gratificações de publicidade criativa e design. 


Lucas Mayer, comenta o ano bem sucedido e o diferencial do serviço prestado: “Temos menos de três anos de atuação no mercado americano e já somos a produtora número 1 pelo ADC. Criamos uma linguagem sonora binaural para que deficientes visuais pudessem ver partidas de esportes. Criamos um vinil onde as ranhuras eram topografias de desertos para a Billboard Arábia. Dessa forma, acredito que estamos solidificando cada vez mais nossa empresa em não apenas uma produtora de trilhas sonoras para publicidade, mas um Hub Criativo ligado a soluções sonoras”, conta.



A produtora brasileira está no Brasil há 15 anos e fornece um serviço boutique personalizado. Com o objetivo de resolver problemas, com soluções criativas que vão além da música, compreendendo toda a cadeia do áudio, o time é formado por experts que transformam briefings em produtos sonoros de qualidade. Além das terras brasileiras, Alemanha e Estados Unidos têm escritórios fixos da DaHouse, que a cada ano aumenta seu reconhecimento internacional. Ela já conquistou, no total, mais de 300 prêmios em 15 anos de existência, incluindo quatro Grammys Latinos além de várias indicações.


Lucas e seu time conquistaram honrarias em festivais de publicidade em todo o mundo com ações que inovaram o ofício de gravação, edição, mixagem, masterização, musicalidade e todas as etapas inventivas que transformam o som em uma experiência. 


Além de atividades para a comunicação e marketing, a empresa também faz a produção de faixas de nomes veteranos e em ascensão da cena musical brasileira como Elza Soares, Jota.pê, Far From Alaska e Getúlio Abelha.


Pop Internacional Independente, by Cedro Rosa / Spotify


Comments


+ Confira também

Destaques

Essa Semana

bottom of page