top of page

Paradigmas




Tenho ouvido com frequência pessoas falarem sobre quebra de paradigmas e para que possamos iniciar essa conversa vale lembrar que dentre algumas definições, paradigma é algo que serve de modelo, exemplo ou padrão a ser seguido. Somos cercados de paradigmas sociais, filosóficos entre tantos outros e eles constantemente influenciam de forma ostensiva as nossas escolhas e nossa maneira de viver e de enxergar a vida.


Agora que pensamos no conceito, vamos à quebra. O termo quebra de paradigmas está em alta. Vivemos um momento em que muitos padrões estão sendo modificados, novas formas de pensar e fazer as coisas estão sendo instituídas e ao vivenciar tudo que tem acontecido nesses tempos modernos chegamos a conclusão de que a mudança de paradigmas se faz necessária para acompanharmos a evolução que acontece a nossa volta em todos os aspectos possíveis.


Só quando paramos para refletir sobre paradigmas é que nos damos conta da quantidade de padrões e crenças rígidas que vivenciamos na prática. E pode ter certeza de que a gente se espanta com essa constatação. Isso funciona assim. Se você for desse jeito, vai acontecer isso, se você for daquele jeito, vai acontecer aquilo. Se você não seguir isso aqui, a consequência é essa. Parece que muitas vezes sem notar repetimos condutas, frases e questionamentos que já não fazem o menor sentido nos tempos de hoje.


Quantas vezes de fato paramos para questionar esses modelos e exemplos que teoricamente devem ser seguidos? E quem pode garantir que o caminho mais acertado de uma conduta e para uma vida boa e plena tem que seguir algum tipo de padrão? Não estou querendo dizer com isso que absolutamente todos os modelos e padrões mais tradicionais são ruins ou ineficazes. Afinal todas essas questões são bem complexas e únicas e podem funcionar ou não de acordo com inúmeros fatores, nem seria possível padronizar tudo isso senão estaríamos criando novos paradigmas.


De qualquer forma, pensei sobre o processo que acontece para que um paradigma seja quebrado e em como pode ser desafiador mudar uma maneira de pensar que nos acompanha por tanto tempo. Eu gostaria de ter a resposta sobre como fazer essa transformação mas não tenho. Porém acredito que o início desse processo talvez aconteça quando paramos para refletir com bom senso se seguir aquele exemplo, aquele padrão nos faz feliz, se ele se adequa ao nosso modo de viver, se nos faz crescer como pessoa e colabora para a realização de nossos objetivos e no cumprimento do nosso propósito de vida. E a partir da reflexão vem a ação e aos poucos com vontade e determinação podemos mudar conceitos que já não cabem mais em nossas vidas para seguirmos um caminho cheio de novas possibilidades a serem exploradas.


Paula Sabbag para CRIATIVOS!


 

Música





 

Leia Mais.


 

Música!




Cedro Rosa Digital

Plataforma musical reune artistas, compositores e usuários comerciais de música, como TV, publicidade, rádios e internet para pesquisar, escutar e licenciar obras certificadas para trilhas sonoras diversas. Qualquer um pode abrir um perfil apenas com nome e e-mail.


Veja como funciona.


 

Playlist Café com Música, repertório Cedro Rosa.


+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page