Para superar o preconceito




Não é fácil superar preconceitos arraigados na cultura de um povo. A presente preocupação de se promover uma igualdade de tratamento entre todos os brasileiros e especialmente, um bom acolhimento e integração aos imigrantes, deve se traduzir em políticas inclusivas mais eficazes. Recentemente foi noticiado o covarde massacre de um imigrante congolês. Mas os casos que não sabemos? Como vivem os imigrantes , muitas mulheres bolivianas em condições de semi-escravidão em ateliers de confecção em em São Paulo? E os haitianos que aqui procuraram refúgio , muitos na Amazônia ou mesmo os milhões de venezuelanos?


O descaso com os imigrantes é ainda maior que o descaso com os brasileiros e serve para mostrar o quanto temos ignorado a importância de tratar bem estas pessoas que para aqui acorrem fugindo de situações dramáticas. Eles podem ser um fator importante no desenvolvimento nacional, como foram no passado, portugueses, espanhóis, italianos, sírios-libaneses, judeus, japoneses e outros. Agora podemos vir a ter ucranianos. O que se prepara para acolher esses contingentes ?


Um filme de sucesso no streaming é o Manual do Motorista Negro que narra a história de uma tournée do pianista negro Don Shirley pelo sul dos Estados Unidos em 1962, ele já consagrado, mas enf