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O SAMBA AINDA ESTÁ AQUI - Primeira Mostra Nacional de Filmes de samba - 2025 


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2025 PROGRAMAÇÃO


Grátis, no Teatro Teatro Carlos Gomes, na Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro.



Iniciando os preparativos para o Carnaval de 2026, de 11 a 14 de agosto, o Teatro Carlos Gomes vai ser a casa do samba na Praça Tiradentes com a mostra “O SAMBA AINDA ESTÁ AQUI". Uma homenagem às duas formas de expressão tão presentes e fortes na vida do Rio de Janeiro: osamba e o cinema. 


Inspirado pela incessante produção audiovisual voltada para a nossa mais importante manifestação musical, o evento se aproveita do atual momento de celebração do cinema nacional a partir da conquista do Oscar de melhor filme estrangeiro e oferece um

repertório especial que celebra a história e a força cultural do samba.


A produção é da Artificio Filmes e coprodução da Cedro Rosa. Essa mostr celebra uma longa colaboração entre Luiz Guimarães Castro, da Artificio e Tuninho Galante, da Cedro Rosa.


Em plena Praça Tiradentes, lugar histórico e tradicional que abrigou gerações de sambistas em suas noites e arredores, podendo ser considerada um dos berços do samba, vamos inaugurar o mais novo cinema de rua.


A Primeira Mostra Nacional de Filmes de Samba O SAMBA AINDA ESTÁ AQUI vai proporcionar uma experiência única, perdida no passado e esquecida nass aletas de shoppings: a exibição de filmes em uma tela grande! Numa sala de 400 lugares! Imperdível!


É com esse espírito e entusiasmo que acreditamos no sucesso de uma inédita mostrade cinema sobre samba no Teatro Carlos Gomes. Inspirados nas noites boêmias da Praça Tiradentes e

evocando os tradicionais sambistas que a frequentaram, podemos afirmar: O Carnaval passou, o Oscar passou, mas O SAMBA AINDA ESTÁ AQUI!

 

11 de Agosto - segunda-feira


Sessão de Abertura

EU SOU O SAMBA, MAS PODE ME CHAMAR DE ZÉ KETTI

Documentário – 2024 - 90’ De: Luiz Guimarães de Castro 

O documentário reconstrói a trajetória do lendário compositor carioca Zé Kéti.  


12 de Agosto - terça-feira 


CONVERSA DE BOTEQUIM

Documentário - 1972 - 10’ De: Luiz Carlos Lacerda

Um filme sobre João da Baiana, o pioneiro sambista brasileiro, numa conversa informal com Donga e Pixinguinha.


ATABAQUE NZINGA

Documentário – 2003 – 83’ De: Octávio Bezerra

Documentário musical sobre a Cultura AfroBrasileira, filmado em Angola, Pernambuco, Bahia e Rio. A protagonista Ana (Taís Araújo) segue a estrada da percussão em busca de seu autoconhecimento e seu caminho.


13 de Agosto - quarta-feira


AS BATIDAS DO SAMBA

Documentário - 2011 – 83’ De: Bebeto Abrantes 

Produção: PANORÂMICA e Coprodução: SNAPSE + CARADECÃO FILMES + CAVIDEO

Essencialmente musical, a história de como os instrumentos de percussão se introduziram no samba carioca. O filme é conduzido pelo percussionista e sambista Marçalzinho, neto do histórico sambista Marçal e filho de Mestre Marçal, que por mais de 20 anos dirigiu a bateria da Portela.


EU SOU ASSIM: WILSON BATISTA


Documentário/Ficção – 2006 – 17’ De: Luiz Guimarães de Castro Roteiro: Luís Pimentel

A vida do compositor Wilson Batista (1913-1968) a partir da "introdução" de sua autobiografia jamais terminada. Wilson Batista é interpretado por Maurício Tizumba.


14 de Agosto - quinta-feira


NA RELÍQUIA DO SAMBA

Documentário – 2025 – 14' De: Antonio Solberg Coelho

Mestre Aurino e as chulas de Samba em Maracangalha. Uma cultura em vertigem. Um passeio aural e ancestral pelo Recôncavo Baiano.


TEMPO Ê

Documentário – 2017 - 78’ De: Aída Barros

Documentário da obra e vida de Zé Luiz do Império Serrano, Tempo Ê registra passagens e momentos da carreira deste que é um dos nomes mais importantes do samba.

 

Serviço: De 11 a 14 de Agosto, às 19 horas. Entrada Gratuita.

Retirada de ingressos, duas horas antes da sessão, na bilheteria.

​Teatro Carlos Gomes. Praça Tiradentes, s/n. Centro. Rio de Janeiro.

Escute a trilha sonora do filme +40 ANOS DO CLUBE DO SAMBA, em breve nos cinemas. Produção da Cedro Rosa e direção de Luiz Guimarães de Castro 


 Direitos Autorais: A Batalha Invisível dos Criadores


A maioria das pessoas sequer percebe que, ao consumir música, filmes ou séries, está acessando obras que envolvem dezenas de profissionais — compositores, intérpretes, técnicos, roteiristas, produtores. A desinformação sobre os direitos autorais faz com que boa parte dessa cadeia não seja remunerada de forma justa.


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