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O que o Big Brother Brasil nos ensina sobre Marketing Digital?


O que o Big Brother Brasil nos ensina sobre Marketing Digital?


Recentemente publiquei uma opinião em meu Linkedin a respeito do engajamento que o BBB tem alcançado ultimamente. Essa publicação alcançou mais de 100 mil visualizações, o que só comprova (e que ninguém pode negar) é que assistir o BBB hoje em dia não está mais ligado ao fato de gostar ou não.


Mesmo para quem não gosta e não assiste ao reality show, é preciso estar sempre atento às lições sobre marketing digital que se pode tirar de toda estratégia de sucesso; mas se você é da área de marketing e comunicação, PRECISA assistir o BBB! O BBB é uma escola para nós que somos da área; em cada prova ou ação de publicidade dentro da casa você aprende e absorve um novo conhecimento com as marcas e com o engajamento dos participantes lá dentro e aqui fora.


O BBB utiliza da estratégia omnichannel, que consiste no uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de estreitar a relação entre os canais online e offline, melhorando a experiência do cliente, e essa é uma forte tendência do varejo, principalmente em cenário de crescimento do e-commerce - que permite a convergência do virtual e do físico.


Ou seja: ao assistir os participantes na TV, na mesma hora aparece determinada ação dele nas suas redes sociais; ou seja: as marcas fazem uma associação simultânea do fato ocorrido.


Quer um exemplo? A Juliette usou uma escova de dente em uma técnica de maquiagem.

Por conta disso, a Oral-B e a Avon vão fazer lançar uma novidade em parceria.

Ainda falando em Juliette, não importa se você gosta ou não, e sim o quanto ela está gerando de oportunidades para peças publicitárias, marcas e o quanto movimenta a rede antes mesmo de sair da casa.



 

Como e onde escolher trilhas sonoras para videos (mesmo caseiros), filmes, series, games?


 

A advogada entrou no reality com 3 mil seguidores em seu Instagram e hoje, no momento que escrevo isso, ultrapassa 21 milhões, em uma crescente absoluta.

Possivelmente, quando você estiver lendo este texto, ela já tenha ultrapassados os 23 milhões.

A estratégia adotada é baseada na quase onipresença online dela, chamando atenção para todas as marcas do seu segmento ou não, gerando contratos milionários.


Mas porque ela foi a “escolhida”?


Na verdade, não há como prever o engajamento que um participante possa gerar; o que importa é o carisma que ela possui e a identidade que o público tem com a sua presença dentro do jogo.

O programa é baseado nas relações sociais movidas a sentimentos extremos de emoção, afeto, perrengues, perseguições e estratégias.


A equipe que administra suas redes sociais garante postagens quase que em tempo real de acordo com os fatos que ocorrem na casa, fornecendo ao público um entretenimento que não veriam em outro local.


O público se identifica muito com ela, ao contrário dos que entraram já conhecidos, justamente por ela ser “gente como a gente”.


Juliette gera engajamento, visibilidade e vendas.



 

Adoro escutar MPB!

 

Mas nem tudo são flores... dependendo do comportamento do participante no programa, tudo pode ir por água abaixo.


O maior exemplo dessa edição é um contraponto à Juliette: a cantora Karol Conká, que perdeu patrocínios, presença em evento virtuais, cancelamento de shows e uma grande crise de imagem.

Falando em números, voltando ao BBB, seu mercado publicitário injetou mais de R$ 600 milhões, um recorde na história do programa, com contratos fixos de empresas interessadas em ganhar visibilidade através do reality show.

Com isso, o BBB 21 mostrou que o sucesso dos participantes não depende apenas do prêmio de R$ 1,5 milhão; na verdade esse prêmio se tornou até secundário.

As cotas de merchandising custavam R$ 78 milhões cada e foram arrematadas por grandes marcas como Avon, PicPay, Americanas, P&G, McDonald’s, Amstel, Seara e C&A, fora a "Festa do Méqui no BBB" que possivelmente foi o maior merchan da história do reality, chegando a travar o aplicativo do Ifood por alguns minutos.


O que podemos dizer é que, e independente de quem aceite o desafio no ano que vem, o prêmio de 1 milhão e meio de reais fica em segundo plano, pois o participante já irá entrar acompanhado de uma equipe de Social Media preparada do lado de fora da casa.

Goste ou não, o BBB é um dos maiores cases atuais de sucesso da área de publicidade e marketing, no Brasil e no mundo.


 

Guilherme Martins.


Profissional da área de Marketing, e MBA em Big Data Aplicado ao Marketing pela ESPM, com carreira desenvolvida na gestão de canais e social media, atualmente atuando como Gerente de Marketing em uma empresa de comunicação na Região Serrana e gerenciando diversas empresas em redes sociais como Instagram e Facebook e Google Negócios.

Vivência no gerenciamento de projetos e eventos, com forte habilidade de negociação. Perfil voltado para a construção de parcerias e relacionamentos, com fácil adaptação às necessidades do público consumidor.

Contatos: guilhermepister@hotmail.com Linkedin: https://www.linkedin.com/in/guilherme-pister-martins/

 

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