top of page
Foto do escritorLuana Oliveira

O Mundo Não É dos Espertos



 

Minha vida anda uma loucura. Além das demandas e compromissos profissionais que tomei para mim, a rotina de mãe tem me consumido mais do que eu gostaria de admitir, bem vindos a vida de quem dá um duro danado para viver com dignidade neste país, entretanto enquanto navegava na internet, (ócios do ofício assumido) e acompanhava esse turbilhão político e as manobras de alguns candidatos gerando um caos de ofensas e agressões, me deparei com um post que me fez parar e refletir: "O mundo não é dos espertos. É das pessoas honestas e verdadeiras. A esperteza um dia é descoberta e vira vergonha. A honestidade se transforma em exemplo para as gerações do futuro. Uma corrompe a vida, a outra enobrece a alma." (Chico Xavier).

 

Essa frase tocou profundamente em mim. A esperteza pode até parecer um atalho eficaz no curto prazo, mas eventualmente revela sua verdadeira face e se transforma em algo vergonhoso. A honestidade, por outro lado, pode não ser o caminho mais fácil, mas deixa um legado duradouro e digno. Na hora também lembrei de um fato curioso sobre honestidade!

 

E, na mesma linha de pensamento, lembrei da canção do Fábio Júnior, que fala sobre a importância da verdade e da integridade. Em tempos de desafios e tentações para optar pelo caminho mais simples, somos lembrados de que a verdadeira riqueza está em manter nossa sinceridade e caráter intactos.