top of page

“NO OLHO DA RUA”, exposição e roda de conversa no centro do Rio de Janeiro




"Mas, a quem não fará sonhar a rua? A sua influência é fatal na palheta dos pintores, na alma dos poetas, no cérebro das multidões. Quem criou o reclamo?

A rua! Quem inventou a caricatura! A rua! Onde a expansão de todos os sentimentos da cidade? Na rua!"

A alma encantadora das ruas, João do Rio








No triplex situado entre a Rua do Rosário e o Beco das Cancelas, a exposição coletiva “No olho da rua”, idealizada pelo artista visual Raimundo Rodriguez, um dos fundadores do grupo Imaginário Periférico, reúne trinta artistas independentes, na apresentação de múltiplos modos expressivos que refletem a vertiginosa vida cultural, política e social do Rio de Janeiro através de esculturas, pinturas, fotografias, assemblages e desenhos.


Tombado pela prefeitura do Rio de Janeiro pela sua importância histórica e arquitetônica, o Beco das Cancelas, o mais estreito e menor logradouro da cidade, se tornou referência na região central do Rio por ter sido frequentado por escritores e intelectuais como Machado de Assis, João do Rio e o jurista abolicionista Ruy Barbosa, que atuava em um escritório jurídico no local onde hoje funciona o triplex da exposição.


Raimundo Rodriguez, Geléia da Rocinha, Cibelle Arcanjo e Silvana Marcelino

homenageiam Amir Haddad na Live da Cedro Rosa. Assista!


Durante a montagem do espaço, realizada em conjunto pelo curador, por artistas, produtoras e produtores envolvidos, o arranjo colaborativo exercido para que o projeto acontecesse já indicava a necessidade de questionar a estrutura vertical e o processo de mercantilização dos sistemas hegemônicos da arte, buscando mobilizar práticas solidárias para o campo artístico-cultural.

E o que podem as ruas diante das distopias contemporâneas? A arte – visual, performática e textual – como prática de dar forma à imaginação do futuro, retomaria, tateante, os fios da história a fim de esboçar estratégias de fuga para criação de um comum?


Nas rodas de conversa, que acontecem semanalmente no triplex, essas incertezas permeiam o compartilhamento de vivências, do desejo de criar com as diversas linguagens artísticas e, de maneira inusitada, transforma circunstâncias particulares em questões universais. Artistas, curadores, produtores culturais, professores e pesquisadores, aproximados em suas diferenças, em torno da discussão de pesquisas recentes, trajetórias e formações, atualizam a criação de um comum a partir das situações de fala que, embora despretensiosas, atuam de modo a renovar o gesto de ir ao encontro do outro, de buscar a escuta que torna a voz do outro polifônica.


Ao aproveitar as frestas da cidade para fazer do casarão histórico, onde atualmente funciona o escritório Wladimyr Jung Advogados Associados, um espaço cultural alternativo, os lugares previstos para a arte são redefinidos e potencialmente expandidos, produzindo novos fluxos quando se transforma em galeria improvável o que antes era apenas funcional. Nesse sentido, ampliam-se possibilidades para a arte contemporânea através de formas descentralizadas de produção e circulação artística.


Edmilson Nunes e Marcos Cardoso conversam sobre Arte e Cultura,

na Live da Cedro Rosa. Assista!


Se, para Paul Klee, “o desenho é só uma linha que saiu para passear”, a proposta da exposição e das ações culturais realizadas é seguir os traços que se cruzam “No olho da rua” e se inscrevem em uma estética plural. O olhar em constante deslocamento pela cultura das ruas observa, na experiência poética da alteridade, a partilha de sensibilidades que ressignificam espaços, reconstroem sentidos e multiplicam encontros.


Thales Monnerat

Mestrando pelo PPGL – Uerj, na linha de pesquisa Poéticas da contemporaneidade



Serviço:

“NO OLHO DA RUA”

Rua do Rosário, 74, Centro, Rio de janeiro

(Beco das Cancelas)

Rodas de conversa

Toda quarta às 15h

Abertura:

Dia 13 de julho de 2022. Das 13h às 18h

Encerramento:

Dia 31 de agosto de 2022. Das 13h às 18h.


 

Samba!



Assentamento Terra Prometida, MST, Xerém, Duque de Caxias, musicado.



Cedro Rosa Digital

Plataforma musical reune artistas, compositores e usuários comerciais de música, como TV, publicidade, rádios e internet para pesquisar, escutar e licenciar obras certificadas para trilhas sonoras diversas. Qualquer um pode abrir um perfil apenas com nome e e-mail.


Veja como funciona.



+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page