Monarco Vive!


Juliana Wu - Assentamento Terra Prometida - MST - Duque de Caxias - Rj

Nunca conversei com o Monarco, mas ele sempre conversava comigo, suas letras sempre me diziam tanto quando o conheci... Já o conheci tarde, ou melhor adulta, já tava com mais de 20 anos. Na verdade o samba eu conheci muito tarde, infelizmente, antes disso ouvia muito rock, MPB, Bossa Nova.


O samba me veio quando eu conheci a Lapa, Santa Teresa, Ramos, Zona Portuária, antes eu mesmo suburbana, conhecia mais a zona sul, e demorei a conhecer o Bip Bip... A universidade também me ajudou a conhecer o samba, tinha um maluco lá que falava de Samba: Marcos Alvito. Ahhh, a universalidade da universidade, tão esquecida! Aí, depois destes encontros, quantas vezes Monarco esteve na Lapa? Tantos lindos carnavais, no palco ele esteve com Luiz Carlos da Vila, dona Ivone Lara, Áurea Martins, tantos nomes, tanta gente preta, que eu preta, jamais ouvira falar antes... Junto deles Beth Carvalho, Dorina, Farofa Carioca, Pedro Luiz e a Parede, CEP 20000 e até Planet Hemp, esta gente branca que trabalhava em prol da memória, da arte, do belo...


Não lembro quem organizava aquela bodega, mas sei que Circo Voador, Fundição Progresso, por conseguinte Maria Jucá, ... eram alguns dos "baderneiros". Ali , naquela Lapa, estiveram a Velha Guarda do Samba, e sempre coadjuvante, reinando debaixo dos Arcos, Mestre Darcy do Jongo e dona Su!! Não tenho saudades desta Lapa, porque tudo tem seu tempo. Mas me entristece que hoje muitos jovens jamais ouvirão falar de Monarco, jamais talvez seja muito tempo...Afinal hoje ele foi a última imagem do Jornal Nacional, e eu só o vi ali por um acaso, entrei na casa de um amigo e a TV tinha a foto dele, com os créditos subindo, logo me dei conta, morreu!!! Hoje acordei triste, com saudades dele! Pensando em tudo isso, com o "coração em desalinho".


Vamos trabalhar pra que a juventude saiba quem foi Monarco, o que é o samba, o que foi a Lapa, o que era Santa Teresa, que hoje é dominada por uns caretas que só pedem paz: silenciamento dos baile funks, silenciamento do samba, silenciamento dos blocos de carnavais... Gente "careta que já nasce com cara de abortada", não sabem de nada!

Seguimos contra todos os tipos de silenciamento.