top of page

Lei Federal 10.639


Comrade Moses Olafare Chefe de Imprensa do Palácio de Ilê Ifé


Estabelece as bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro Brasileira" .

Já se passaram 19 anos, e ainda não temos um município que tenha implementado a aplicação dessa Lei tão importante para a construção de uma sociedade mais justa e democrática no Brasil.


Precisamos que as novas gerações tenham a oportunidade de conhecer a sua própria história para que não fiquem submetidas à "versões " criadas por uma elite colonizadora e opressora que através do racismo estrutural de forma secular , continuem reproduzindo os mesmos modelos escravagistas, desumanos e racistas.


Não é tolerável num país com uma população formada por mais de 42% de negros , não conheça a sua ancestralidade. Ledo engano achar que é por acaso ou por falta de oportunidade que até hoje essa Lei não foi implementada, trata-se sim de um projeto de manutenção de poder, perpetuado por uma elite branca , conservadora , "cristã " , predatória, opressora e terrivelmente racista .Povo preto chegou o momento de sermos os protagonistas de nossas pautas .


Nossa palavra de ordem deve ser por Equidade, é preciso que a sociedade brasileira reconheça que existe um "desequilíbrio " que precisa ser ajustado por conta de uma divida historica com a população negra do nosso país.


Tradicionalmente os espaços de poder em nossa sociedade, são reservados a homens héteros , cisgênero, brancos e ricos. É necessário que a educação nas escolas, seja de igualdade e ensinada a valorização da cultura negra.


Torna-se fundamental que pessoas pretas sejam mostradas em espaços de poder e representatividade , como o herói preto e a heroína preta, precisamos desconstruir esse papel de subalternidade que nos foi atribuído e mostrar cada vez mais nos espaços midiáticos os pretos e as pretas empoderados, para que sirvam de inspiração para os outros que ainda não se empoderaram, é nesse movimento vital que construímos nossa consciência.



Carlos Janan

 

Leia mais!


 

Ouça!



 

Gravações o vivo, Transmissões em Sreaming, na CR Streaming Live.


Podcasts, Lives com traduçao simultânea e descrição em libras.

informações: contato@cedrorosadigital.com.br


 

Cedro Rosa Digital cria Plataforma mundial de Música, em 10 idiomas,

para gerir direitos autorais e licenciar músicas, em parceria com grandes players mundiais.

Conheça mais de 3 mil músicas certificadas.


Veja como participar aqui.

 

Canta, Rio de Janeiro.



Instrumental brasileiro



 

Cedro Rosa Digital cria Plataforma mundial de Música, em 10 idiomas,

para gerir direitos autorais e licenciar músicas, em parceria com grandes players mundiais.

Conheça mais de 3 mil músicas certificadas.


Veja como participar aqui.

0 comentário

+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page