top of page

Internet das Coisas e efeitos em nossas vidas


Silva Blumberg

Os efeitos que as questões éticas têm na Internet das Coisas podem interferir na sua disseminação?


Os valores morais e éticos que regulam as relações humanas são questões que causam grande impacto na evolução e desenvolvimento em todos os tipos de organizações sociais.

O avanço da tecnologia nas últimas décadas está transformando a forma que vivemos e nos relacionamos em todos os âmbitos de nossas vidas.


Na História da evolução dos humanos observamos que a maioria dos movimentos são direcionados para facilitar a vida.


No momento que o ser humano verifica facilidades em sua rotina de vida, não há mais a opção de regressão e ou destituição de determinados hábitos. Um exemplo foi a criação de controles remotos. O invento foi absorvido e se tornou objeto de desejo de toda sociedade.

As tecnologias que dispomos hoje trouxeram inúmeros benefícios em nossas vidas e a integração de nosso corpos com equipamentos tecnológicos já é uma realidade.


Destacamos a simbiose de cada um com os aparelhos celulares e que hoje pouco são usados com suas funções originais para telefonar e estão conectados com uma infinidade de recursos que indispensáveis ao estilo de vida da maioria de nós.


Pouco a pouco a internet das coisas se torna protagonista de nossas ações diárias, que em sua maioria torna a vida mais ágil, acelera a solução de nossos problemas e transforma por completo nossas relações sociais, comerciais e comportamentais.


Este mundo novo traz consigo uma série de reflexões filosóficas a respeito de acesso, ética e privacidade.


Há um preço para desfrutar destas tecnologias e inúmeras indagações que podem não ter respostas definitivas.


Para acessarmos estes inúmeros recursos necessitamos de equipamentos nem sempre com preços populares, exigem redes que nem sempre são disponíveis de formas gratuitas, exigem nível educacional que na maioria das vezes não é disponível de forma democrática e ainda há todos os riscos relativos com os dados pessoais de cada um de nós seja de imagem ou dos números que correspondem as nossas identidades pessoais, comerciais e tantas outras que depois de lançadas nas nuvens perdemos todo controle em relação a elas.


Para utilizarmos estes recursos dependemos de estruturas de segurança e de políticas públicas de proteção para que não sejam utilizados em incontáveis tipos de fraudes criadas por criminosos para praticas de golpes, ter nossa privacidade invadida e ainda ser capturada por ferramentas comerciais que utilizam nossos dados para fins comerciais sem nossa autorização.



Economia Criativa no Rio de Janeiro - Veja abaixo a Live.



Na verdade toda revolução tecnológica e os recursos das cidades inteligentes podem ampliar: as desigualdades sociais, os tipos de violência e crimes contra nossa segurança, liberdade e privacidade. São pontos de extrema importância para serem considerados em quaisquer planejamento e análise quando se pensa e analisa o uso da internet.


Acredito que corremos graves riscos neste mundo virtual, no qual vivemos conectados através do uso de ferramentas e diversos dispositivos, dos quais não seja fácil retroceder, pois as vantagens e benefícios que estes novos inventos proporcionam para os humanos são incontestáveis e a tendência é escalarmos cada vez mais em busca de novidades e de desenvolvimento e transformações.


Para minimizar os impactos negativos que a implantação do mundo digital gera, teremos que ajustar nosso comportamento e em especial repensar planejamentos governamentais e destinação de investimentos necessários para corrigir distorções e facilitar acesso de populações vulneráveis.


Vamos necessitar de uma participação muito maior do cidadão comum seja com os protocolos de cuidados que cada um deve ter para sua auto proteção, seja na participação do legislativo de cada cidade e país para modernizar os códigos


 

O que rola na internet?



Músicas em homenagem ao Rio de Janeiro


A Economia Criativa no Rio de Janeiro - Lives Cedro Rosa



 

Quem cria, produz e utiliza musica comercialmente está na Cedro Rosa.


Trilhas sonoras para filmes, videos, games.



Cedro Rosa cria plataforma digital que permite registro, distribuição e licenciamento de músicas no mundo inteiro.

Tudo online!


A Cedro Rosa , produtora e distribuidora de conteúdos, com sedes no Rio de Janeiro, New York e Tokyo criou uma plataforma digital de administração e distribuição de músicas no mundo inteiro.


Para ter acesso, como artista, empresa ou simplesmente amante de música, basta abrir um perfil, apenas com nome e e-mail.


A plataforma digital funciona em 10 idiomas e conta com mais de 3 000 mil certificadas, prontas para serem licenciadas para sincronizações diversas em filmes, novelas, audiovisuais, games e publicidades.



Abra um perfil na Cedro Rosa e acompanhe nossas redes digitais. https://linktr.ee/cedrorosa


Compositores, bandas e artistas podem registrar suas musicas e fazer contratos de distribuição e licenciamento e empresas da midia como TVs, Radios, produtoras de cinema e conteudo em geral podem licenciar essas obras devidamente certificadas diretamente na plataforma.



+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page