top of page
Foto do escritorLéo Viana

ESTRELA


Leo Viana


Eu sou o Sol!!! Adoro isso! É uma das homenagens que mais me emociona. Não fez sucesso na Terra inteira, mas o Brasil cantou muito. É daquele menino, o Benjor, que aliás ainda era Ben naquele tempo. Mas é tudo muito rápido. Passa logo. Vou falar um pouco de mim. Não é excesso de autoestima. É que eu sou o Sol mesmo. Aquele que nasce de manhã mais ou menos na hora em que você acorda nos dias mais sérios. No Brasil eu sei que é assim. Eu sei de tudo. Tudo o que você conhece por história aconteceu sob minha supervisão direta. Mesmo à noite, hehe.


A vista daqui é uma beleza, provavelmente a melhor da região. A região é grande pacas, é verdade, mas ao menos aqui da parte que me cabe, a posição é boa mesmo.

Sou uma estrela de quinta grandeza, vocês devem lembrar. Não tenho grande destaque entre meus pares, mas aqui no meu botequim mando eu. Somos muitos, mas vocês não conhecem. A maior parte do pequeno conhecimento que vocês têm sobre meus pares é baseado em matemática. Pouco é observação. E eles ficam longe pra cacete, não dá pra ver mesmo com detalhes.


Faz um tempão que me confiaram esse pedaço pra olhar. Eu faço o que posso, distribuo luz e calor, ajudo na percepção da passagem do tempo. O tal do tempo, aliás, faz pouquíssima diferença pra mim. Foi uma medida que o pessoal da Terra criou pra dar sentido às coisas, mas não me afeta. Já que eles precisam, eu sigo fazendo a minha parte. Nem me mexo muito, eles é que ficam dando voltas. Me deixam até tonto, porque não é só a Terra, vocês sabem. Ela é mais interativa, de vez em quando manda umas coisas pra fora, já vieram até uns troços na minha direção, mas não aguentam o calor. Preferem o sentido oposto. Mas como eu ia dizendo, não é só a Terra. Os outros oito, incluindo Plutão, que é longe pacas, mal pega uma luzinha e demora horrores pra completar a volta, também ficam rodando. E rodam em torno de si próprios e em volta de mim. Tem o Saturno, exibido, com aqueles anéis; tem Júpiter que é enorme e lento; tem cometa que aparece de vez em quando; tem asteróide, tem luas em volta de alguns. É uma multidão de bolotinhas que, vista daqui, forma um conjuntinho até harmônico, não fosse esse movimento incessante. Eu reclamo, mas gosto.



 

Participe do Projeto Clube do Samba 4.0 - CD + Filme + Shows

A partir de R$ 25, 00.

 

Agora, quem me dá alegrias mesmo, quase sempre e desde o início, é a Terra. Como eu disse, não sou ligado em tempo, mas, bem no comecinho, foi lá que uma estranha combinação de elementos deu origem à vida. E esse negócio, tal de vida, é muito dinâmico. Em pouco tempo as águas estavam cheias de umas coisinhas que aproveitavam a luz e o calor que eu mandava e aprenderam a desenvolver estruturas mais complexas. Em pouco tempo estavam ciclando nutrientes, umas comendo as outras, foram aumentando de tamanho, ocupando as áreas secas, umas ficaram verdes e se desenvolveram no solo, se especializaram na fotossíntese, que depende muito de mim e é de uma inteligência sensacional, uma das coisas mais complexas. Já tentei entender em detalhes, sei que os pequeninos começaram fazendo