top of page

Deitado Espero - Esse espaço infinito comigo




“Ficar deitado na cama seria, tudo considerado,uma perfeita e suprema experiência se ao menos tivéssemos um lápis de cor longo o bastante para desenhar no teto. Mas não é normal encontrarmos um aparato como este, à mão, entre os utencílios domésticos. Acho que a coisa poderia ser resolvida com algumas latas de tinta e uma vassoura; só que, se alguém trabalhasse assim, com largas varreduras, como os mestres,espalhando as cores em grandes movimentos, a tinta respingaria de volta no seu rosto como estranha chuva encantada, o que poderia ser uma desvantagem.”


(Deitado na Cama - G. K. Chesterton)




Antes mesmo de ler este conto, eu já tinha avisado a parentes e amigos que encerraria meus dias deitado numa cama, olhando para o teto e definhando.


A vantagem que vejo no meu método sobre o de Chesterton é que ele não me exige mais do que a imaginação, sem a necessidade de tentar equilibrar um lápis de cor gigante ou uma vassoura chorona, enquanto procuro criar alguma imagem que fique para a posteridade, sem esquecer de evitar os respingos de tinta.


Além do mais, sempre fui um desastre nas artes do desenho e da pintura, mesmo cercado de todas as condições ideais para tal – imaginem eu nessa posição bizarra.


Porém, o que mais importa é a possibilidade de ver o teto se fazer infinito se transformar em estrelas, constelações e galáxias.


Mirando a tela em branco no alto do meu quarto posso lembrar das estórias e da História.


E até criar algumas Histórias paralelas, só para mim.


Naquele canto do teto estarão Zeli, Mário e Kklo (minha mãe, meu pai e meu irmão), me esperando com o almoço de domingo e um bate papo prazeroso e sem fim, regado a doces e cafezinhos.


Bem ao lado, tias, tios, primas e primos se cruzando numa correria louca e numa gritaria infernal – é São João em Campo Grande, bem aqui na antiga Zona Rural do Rio de Janeiro, com direito a fogueira, balões e batata doce assada na brasa.


No lado oposto estarão amigas e amigos de infância, com brincadeiras de pipas, bolas de gude, peladas intermináveis e pique bandeira.

E pegar jacaré nas ondas de Copacabana.


Para cada namorada dedicarei um espaço especial, já que o amor sempre foi um combustível sagrado na minha caminhada.


Besteiras e fracassos também terão um lugar de destaque no meu teto, pois se acumularam bastante ao longo da minha vida e determinaram meu futuro.


As amizades ajuntadas hão de se misturar sem vergonha de se tornarem incômodas.


Bem no meio desse infinito meu particular, num círculo que não acaba nunca, uma reunião permanente com o meu pessoal do samba e da boemia.


E haverá aquela mesa especial de botequim em algum lugar do teto/tela para que eu possa enfim beber cervejas com aquela amiga querida a quem deverei para sempre a penúltima saideira.


À ela, minha paixão maior e derradeira, vou dedicar todos os lugares – para que possa se mover à vontade, espalhando aquele olhar infinito e aquele sorriso de luz e conhecendo todos os meus segredos.


Será assim.


Mas assim será apenas uma pequena parte do meu teto, já que ele não tem começo, não tem meio e jamais terá fim.


Deitado vou me admirar com a profundidade e a diversidade, de cores e detalhes.


E, enfim, aquela e aquele que vieram de mim são e serão para sempre quem imagina e desenha esse espaço infinito comigo.

Por isso, não vejo a hora de receber minha filha Juliana e meu filho Mario, para que me digam o que acham e, mais que isso, escolham seus lugares nesse meu mural, que também será deles, se quiserem.


E, se quiserem, seremos capazes de criar novos universos nossos.


Tudo em um simples teto.


Até a próxima esquina.


 

Cultura


Família Mário Lago



Mário Lago e seus parceiros Arnaldo Antunes, Frejat e Geraldo Azevedo.

Tem muito mais!



 


Trilhas sonoras que podem ser licenciadas a partir de $ 9 reais, para videos em redes sociais!

Abra agora um perfil na Cedro Rosa Digital.



Plataforma musical reune artistas, compositores e usuários comerciais de música, como TV, publicidade, rádios e internet para pesquisar, escutar e licenciar obras certificadas para trilhas sonoras diversas. Qualquer um pode abrir um perfil apenas com nome e e-mail.


Veja como funciona.


 

Partido Alto



+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page