Balanço Zona Sul agita o carnaval com viagem pelo Brasil através da música
Bateria Ritmada estreia nas ruas do carnaval carioca Como diria Wilson Simonal, “Balança tanto que já balançou meu coração”! A música de 1963 não poderia se mostrar mais atual na vibração e nos arranjos criativos do grupo homônimo Balanço Zona Sul. A Balanço vem movimentando o pré-carnaval carioca com apresentações em diversos eventos da cidade com músicas que agradam a todos os gostos e gerações.
Fundado em 2018 pelo Mestre Yago, ritmista e professor de percussão, o grupo tem o objetivo de reunir ritmistas de escolas de samba e de blocos cariocas para criar um carnaval diferente do tradicional e cheio de adrenalina, que não deixa ninguém parado. A Balanço Zona Sul deu seus primeiros passos como uma das atrações oficiais do Baile do Copacabana Palace e, aos poucos, foi ganhando as ruas e eventos da cidade.
Sambas raros e lindos!
Hoje, cerca de 30 ritmistas e músicos, profissionais e amadores, integram a bateria, que ganhou o nome carinhoso de Ritmada. Depois dos anos de pandemia, onde ensaios e shows ficaram comprometidos, a Balanço Zona Sul está iniciando 2023 com energia total e uma agenda movimentada, entre shows abertos e eventos privados. “Para a Balanço Zona Sul é carnaval o ano inteiro. Nós nascemos com a proposta de levar música boa e diversão para o público em shows que acontecem o ano todo, no Rio de Janeiro e em outros lugares do Brasil”, explica Mestre Yago.
Samba aqui!
Os sambas-enredo (dos novos aos antigos) são a grande inspiração para o repertório e os arranjos da Balanço, que utiliza a batida vibrante dos surdos, caixas e tamborins para também desenvolver outros gêneros. O pop, funk, forró, xote, axé e marchinhas também levantam o público com uma viagem musical pelo Brasil. As homenagens vão de Gal Costa, Cássia Eller, Tim Maia e Seu Jorge, a Liniker, Gloria Groove, Ludmilla e Baiana System, passando por Olodum, Elba Ramalho e Ivete Sangalo. Em 2022, o Mestre Yago deu início às oficinas de percussão da Balanço, com aulas de surdo, caixa e tamborim. Os alunos também participam das apresentações de carnaval.
Cante e Sambe!
Agenda de Carnaval Balanço Zona Sul: 17 de fevereiro – 17h: abertura da Balanço Zona Sul no desfile do Senta que Eu Empurro Largo do Machado 25 de fevereiro – 11h: participação da Balanço Zona Sul no desfile do Se Essa Rua Fosse Minha Flamengo 26 de fevereiro – 13h: desfile oficial parado da Balanço Zona Sul Rua do Mercado, Centro Acompanhe a Balanço Zona Sul no Instagram: instagram.com/balancozonasul/
Chico Buarque, Gil, Zeca Pagodinho, Mart'nalia...
Músicas da Cedro Rosa mais curtidas no Spotify
Comments