top of page

Artistas e Influencers



Larissa de Macedo Machado nasceu no dia 30 de março de 1993. É uma ariana de 29 anos de idade. Ela anunciou seu voto nas eleições presidenciais para o candidato Lula. Isso tem importância ? Sim, porque o nome artístico da, moça é Anita, a cantora de maior sucesso do Brasil.


Sua opinião vale mais , possivelmente, do que a recomendação de todos os comentaristas políticos que analisam os fatos nos jornais impressos ou nos canais de televisão. Há uma identificação entre o que o povo sente e o que o artista vocaliza, porque política não é só razão é muita emoção também.

A favor de Anitta devemos dizer que artistas mais experientes e cultos também já manifestaram a mesma opinião. Um deles , o Chico Buarque de Hollanda, autor da belíssima letra ( a música é de Francis Hime, do samba Vai Passar), composta nos tempos da ditadura militar, cujos versos manifestavam um horror, talvez um pouco exacerbado pelo que se viu depois no Governo do PT , em relação à prática dos negócios públicos.


"Dormia

A Pátria mãe tão distraída

Sem perceber que era subtraída

Em tenebrosas transações..."


Nada que se compare às tenebrosas transações do mensalão e do petrolão, mas enfim, vida que passa. Ou melhor , vai passar.


Num mundo onde o falso é mais frequente que o verdadeiro, também é bom lembrar um bom Caetano Velloso quando ainda garoto, distante do atual octagenário:


"você está, você é você faz, você quer, você tem

Você diz a verdade

E a verdade é seu dom de iludir ..."


Decididamente não se refere ao tom arrogante do Presidente sendo repercutido na programação do ódio pelas redes. Este não precisa iludir com a verdade. Ilude diretamente com um bom sortimento de fake news, bem trabalhadas e quase convincentes.


Essa prática de submeter a realidade às necessidades da ideologia, emascula os artistas, como bem disse Jorge Amado, arrependido de seus muitos anos de militância no Partido Comunista, onde repetia o que lhe mandavam e pior, acreditando.

"Para mim Stalin era um pai .."


A ideologia é mesmo uma merda


Gravou isso, ao alcance de todos no YouTube, porque na sua cegueira ideológica passou anos defendendo um regime que provocou as mais atrozes perseguições políticas e foi responsável por 20 a 30 milhões de mortes. A atual guerra da Ucrânia contra Rússia é combatida pelos netos e bisnetos daqueles ucranianos mortos na década de 30 a mando de Stalin.. Anita está no limite da sua credibilidade etária, caso acreditemos nos versos de Marcos e Paulo Sérgio Valle, como Chico e Caetano, grandes artistas desde a década de 60.: "Não confie em ninguém com mais de 30 anos Não confie em ninguém com mais de 30 cruzeiros ... O Diretor quer mais de 30 minutos Para dirigir sua vida, a sua vida...." Desejamos a todos os artistas vida longo, belas músicas, muito sucesso e que guardem bem para sí suas opiniões políticas. Há uma ética do político, como disse Max Weber, a chamada ética das responsabilidades. E o político no caso é quem expressa opiniões com capacidade de influenciar as massas, que vão segui-las, não pelo mérito das idéias ou conhecimento de causa, mas apenas porque vem de onde vem, uma pessoa que admiram. Se o eleitor não tem juízo o artista e influencer devem ter, e falar do que minimamente entende.


 

Música



 

Cedro Rosa Digital

Plataforma musical reune artistas, compositores e usuários comerciais de música, como TV, publicidade, rádios e internet para pesquisar, escutar e licenciar obras certificadas para trilhas sonoras diversas. Qualquer um pode abrir um perfil apenas com nome e e-mail.


Veja como funciona.

 

Música Brasileira



Vidas que modificam vidas.



Σχόλια


+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page