top of page

O Antigo, o Velho e o Novo



Carlos Fernando Gross

Em Hannover na Alemanha, que visitei há uns vinte anos, todos seus prédios históricos foram devastados pelos bombardeios russos durante a guerra.


Do prédio do conselho municipal, prédio quase medieval, sobrou uma de suas torres. Hoje o prédio antigo está lá antigo como sempre foi e novo em folha. É uma edificação impressionante construída há 40 anos. É um prédio antigo ou novo? As duas coisas.


A Catedral de Notre-Dame de Paris está sendo reconstruída depois do devastador incêndio de 3 anos atrás; toda sua cúpula antes de madeira está sendo recomposta em metais leves e modernos. Quando pronta será novamente uma catedral gótica do século XII.

Antiga e nova – nunca velha – a mesma catedral com seus vitrais maravilhosos preservados.

Em pouco tempo o incêndio será esquecido e a Notre-Dame permanecerá.


A mesma visão servirá para o novo museu histórico na Quinta da Boa Vista; imóvel de cerca de 1800 que está sendo recomposto e ficará antigo, novo e nunca velho.

Não importa a idade do tijolo nem da pedra, nem da telha ou da ardósia, vale o espirito que representa o monumento para história de uma nação ou da humanidade.


O passado não é o que passa, o passado é o que fica – máxima que Fernando Pedreira me apresentou.


Estranha esta sentença; quanto mais penso nela mais consequências descubro - a pensar!


A recuperação do palacete dos Paula Machado na rua São Clemente, onde morou Guilherme Guinle, o mais importante empresário brasileiro da primeira metade do século XX criou um centro de cultura e de inovação único. Casarão de 1909, rico em detalhes e bom gosto, é uma arca de preservação da cultura e um berçário de progresso.


O velho pode passar e ser esquecido, o antigo é para ser preservado; porque este é o valor reconhecido e valorizado por pessoas de sensibilidade.


Uma nação consolidada é um povo, uma língua, uma história. O Brasil é isto tudo, o Rio de Janeiro degradado é mais que isso, síntese do que há de melhor no país.


 

Playlists no Youtube e na Spotify de músicas brasileiras


Músicas disponíveis para trilhas sonoras diversas.


Chiquinho Neto e seu lindo disco / Youtube

Chiquinho Neto e seu lindo disco / Spotify



Instrumental Classe A / Youtube

Musicas sobre o Rio de Janeiro / Spotify


 

Live - Economia Criativa - Uma importante ferramenta para renascimento econômico do Rio de Janeiro


Assista à Live sobre a importância da Economia Criativa para o Rio, produzida pela Cedro Rosa.

Participaram o deputado Eliomar Coelho, Presidente da Comissão de Cultura da ALERJ, Antenor de Oliveira, Coordenador de Cultura da FIRJAN / SESI, Nelson Freitas, Coordenador de Cultura da Alerj e Didu Nogueira, cantor e produtor do Clube do Samba.





Leia tambem o excelente artigo de Maria Paula Carvalho sobre Economia Criativa, publicado na CRIATIVOS!


 

Setores de música e audiovisual geram milhões e empregos e bilhões de dólares no mundo e são segmento estratégico de desenvolvimento


"O setor de conteúdo, é o petróleo da era digital", afirma Tuninho Galante, CEO da Cedro Rosa.


"O que move o conteúdo são a música e o audiovisual. Gigantes que migraram da area de tecnologia para o segmento de conteúdos, como Amazon, Apple e Google estão aí para comprovar", conclui Galante.


O reconhecimento da importância da indústria criativa, do audiovisual e da música, no Brasil, ainda engatinham, salvo raras iniciativas de produtores independentes sem nenhum tipo de respaldo das grandes instituições.



Plataforma digital brasileira licencia músicas para trilhas sonoras diversas no mundo inteiro.


A Cedro Rosa criou uma plataforma digital em 10 idiomas que administra direitos musicais de mais de 3000 mil obras e 200 autores no mundo inteiro.




Compositores, bandas e artistas podem registrar suas musicas e obter certificação internaional que possibilita o recebimento de direito autoral no mundo inteiro.





A indústria da midia e entretenimento como TVs, radios, produtoras de cinema, games, publicidade, streaming e conteudo em geral podem licenciar essas obras devidamente certificadas diretamente no site da Cedro Rosa.



 

Criativos! é uma revista digital de Arte, Cultura e Economia Criativa e conta com a colaboração de centenas de artistas, criadores, jornalistas e pensadores da realidade brasileira.

Editado pela Cedro Rosa.


 



 



Conheça o lindo disco de Tania Malheiros, na Spotify.



0 comentário

+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page