top of page

A corrida do Homem contra a Máquina


José Luiz Alquéres - Aprendiz de Polimata Fevereiro 2023 Recentemente coordenei quinze entrevistas, na forma de podcasts, para o PENSA RIO da casa Firjan. Entrevistas que podem ser acessadas por qualquer um nas principais plataformas de podcasts. Foram oportunidades de ouvir os maiores especialistas, empresários e artistas sobre o futuro do Estado do Rio de Janeiro no século XXI, onde deverá se inserir uma nova economia digitalizada e sustentável. À título de experiência, ao ser convidado para escrever um texto de apresentação ao conjunto resolvi pedir ao ChatGPT o seguinte:

Escreva um texto de três parágrafos apresentando uma série de 15 podcasts com a temática sobre o Estado do Rio de Janeiro que se dividem em três eixos : 1)Rio, vitrine do brasil; 2)Educação, arte e cultura e 3) Rio-Soft power house do Brasil.

Ele me respondeu em 20 segundos o seguinte: O Estado do Rio de Janeiro é um dos mais icônicos do Brasil, tanto pela sua rica história quanto pelos seus diversos pontos turísticos e culturais. Para explorar essa temática, apresentamos aqui uma série de 15 podcasts que se dividem em três eixos: Rio, vitrine do Brasil; Educação, arte e cultura; e Rio - Soft power house do Brasil.


No primeiro eixo, Rio, vitrine do Brasil, os podcasts exploram o potencial turístico e econômico do Estado. Eles apresentam as belezas naturais, como as praias e as montanhas, além dos pontos turísticos mais conhecidos, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Também são abordados temas como a gastronomia, a música e a moda, que são importantes para a economia e para a cultura do Estado.


O segundo eixo, Educação, arte e cultura, tem como objetivo destacar as iniciativas culturais e educacionais do Estado. Os podcasts apresentam entrevistas com artistas locais, professores e educadores, além de destacar projetos sociais e culturais que têm um impacto positivo na comunidade. Também são abordados temas como a história do Estado, a literatura e a poesia.


Por fim, o terceiro eixo, Rio - Soft power house do Brasil, aborda a influência do Estado do Rio de Janeiro no cenário político e econômico do país. Os podcasts apresentam entrevistas com empresários, políticos e líderes de organizações locais e nacionais, além de explorar temas como o papel do Estado na economia criativa e na diplomacia cultural.


Com essa série de 15 podcasts, os ouvintes poderão explorar a riqueza cultural e econômica do Estado do Rio de Janeiro, além de entender melhor a sua influência no cenário nacional. Os podcasts são uma excelente maneira de se conectar com a história, a cultura e as pessoas do Estado, e de descobrir novas iniciativas e projetos que estão fazendo a diferença na região.


Embora o texto mereça alguns reparos ele mostra o rumo que a nossa sociedade digitalizada está tomando e a importância do homem se superar sempre para liderar a corrida com as máquinas, e dela fazer uma maneira de sua afirmação como "a medida de todas as coisas", como Protágoras na Grécia Clássica já havia formulado.


 

Escute essas músicas, excelente repertório



Rio de Janeiro, Brasil, Cultura e Economia Criativa

O Rio de Janeiro é um dos principais centros culturais e musicais do Brasil e do mundo. A cidade é conhecida por sua rica tradição musical, que inclui diversos gêneros como samba, bossa nova, choro, funk carioca, entre outros. Além disso, o Rio de Janeiro é sede de importantes eventos culturais, como o Carnaval, que atrai milhões de turistas todos os anos. A música é uma das principais atividades da economia criativa da cidade, que emprega milhares de pessoas e gera milhões de reais em receita.

A economia criativa tem se destacado como uma das principais fontes de desenvolvimento econômico do Rio de Janeiro e da região sudeste do Brasil. A música é uma das principais atividades desse setor, que inclui ainda artes visuais, design, moda, entre outras. O uso de trilhas sonoras em produções audiovisuais, por exemplo, é uma das principais formas de monetização da música. Nesse sentido, a Cedro Rosa, empresa que possui um vasto repertório de músicas certificadas, é uma importante aliada dos produtores de conteúdo.

A Cedro Rosa Digital é uma plataforma digital que permite a comercialização de músicas certificadas, que podem ser usadas em trilhas sonoras de filmes, séries, publicidade, entre outras produções. Além disso, a empresa oferece serviços de pesquisa musical para fins escolares e científicos, além de disponibilizar seu repertório nas principais plataformas de streaming do mundo, como Spotify e Apple Music. Com isso, a Cedro Rosa contribui para a valorização da música como atividade econômica e cultural, gerando receita para seus criadores e para a cidade do Rio de Janeiro como um todo.



Como funciona?


A Cedro Rosa é um exemplo de como a tecnologia pode ser uma aliada da economia criativa e da cultura. A plataforma digital permite que músicas sejam comercializadas de forma mais acessível e ampla, garantindo a autoria e os direitos dos criadores. Isso fortalece a indústria musical e permite que novos talentos surjam, contribuindo para o desenvolvimento econômico e cultural do Rio de Janeiro e do Brasil como um todo.



 

Escute este repertório na Spotify, sé Cedro Rosa, vale ouvir.


0 comentário

+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page