top of page
criativos 2022.png

SESI-SP revoluciona a educação com plataforma de IA que personaliza o aprendizado

ree

O SESI-SP está levando a inovação para a sala de aula e, principalmente, para fora dela. A instituição acaba de lançar uma plataforma educacional que usa inteligência artificial (IA), com tecnologia da Microsoft, para criar uma experiência de estudo totalmente personalizada.



A principal novidade é um tutor virtual que se adapta ao ritmo, às preferências e às dificuldades de cada estudante, transformando o modo como os jovens interagem com o conteúdo.


A ferramenta, que já está disponível em todas as 140 escolas do SESI no estado de São Paulo, atende cerca de 36 mil alunos do Ensino Fundamental e Médio. Com mais de 3 milhões de interações mensais, o tutor virtual atua como um apoio complementar para o aprendizado, ajudando os estudantes a aprimorarem suas habilidades com base nas necessidades identificadas pelos professores.



Um tutor virtual para cada aluno


A IA não é uma novidade para o SESI-SP, que utiliza a tecnologia desde 2019. Mas, agora, a instituição quis ir além e criar um agente que funcionasse como um tutor pessoal para cada estudante. Chamada LEIA, a solução foi desenvolvida usando o Microsoft Azure OpenAI Service e o Copilot Studio. A base de dados? O próprio material didático do SESI-SP, garantindo a confiabilidade das informações.


O sistema cruza dados para entregar respostas rápidas e precisas, sempre se restringindo ao conteúdo que está sendo lecionado em cada etapa do ensino. Segundo Luis Fernando Quintino, supervisor técnico educacional do SESI-SP, a iniciativa busca aliar educação e inovação, usando ferramentas que os alunos já conhecem para criar um ambiente de aprendizado que atenda às necessidades específicas de cada um.




Aprendizado personalizado, dentro e fora da escola


Em São José dos Campos, por exemplo, a IA já faz parte da rotina dos alunos. Noêmi Teixeira Marchesi, estudante do 2º ano do Ensino Médio, comenta que o tutor virtual é um ótimo auxílio para tirar dúvidas em casa e chegar à aula com uma base melhor da matéria.



A plataforma também é uma grande aliada para os professores. Ana Maria Macedo Anjos, professora de Matemática, explica que a ferramenta ajuda a identificar defasagens dos alunos em conteúdos anteriores. “A plataforma já traz indicação de videoaula, textos, exemplos e exercícios. Com os dados que serão gerados, também é possível aprofundar outros conhecimentos dentro de sala de aula”, diz.


Para manter o engajamento dos jovens, a plataforma é gamificada. Como explica Lucas Moreira Ramos da Silva, orientador de Educação Digital do SESI, “conforme o uso, o aluno vai recebendo recompensas, como diamantes e moedas, para ‘melhorar’ seu avatar. Assim, como ocorre nos jogos online”.




Preparando para o futuro


Para os alunos do Ensino Médio, a plataforma oferece o PraticAÍ, uma funcionalidade focada na preparação para vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O resultado é uma jornada de aprendizado contínuo, que ajuda a solucionar dúvidas e incentiva o interesse.

“O que entendo e acredito é que eles precisam compreender o significado, a importância e a relevância de cada uma dessas tecnologias que estão sendo apresentadas para eles”, ressalta a professora Ana Maria.


Como Noêmi, a aluna, conclui: “Eu consigo entender melhor o conteúdo, porque eu não uso só para tirar dúvidas, mas para revisar também. Às vezes, pego umas questões de vestibular e, se percebo que está um pouquinho mais complexo e ainda não aprendi a matéria, eu jogo na LEIA e ela me explica.”

Grupos de Samba e Grandes Intérpretes: O verdadeiro coração do samba está aqui! Mergulhe na melhor playlist do gênero, com um repertório rico e as vozes inconfundíveis de grandes intérpretes que fizeram e fazem história. Ouça agora na Cedro Rosa Digital!


Cultura, Tecnologia e Diversidade: As Novas Fronteiras do Século XXI


A cultura não é um apêndice da economia — ela é motor central do desenvolvimento humano e social. E quando se alia à tecnologia, potencializa sua capacidade de gerar emprego, renda e transformação social.


Plataformas como a Cedro Rosa Digital representam essa interseção perfeita entre cultura, tecnologia e diversidade. Com um sistema robusto de certificação musical, distribuição global de direitos autorais e promoção de intercâmbio cultural, a Cedro Rosa conecta artistas independentes de todos os continentes, democratizando o acesso aos mercados e valorizando a criação artística no século XXI.

Comentários


+ Confira também

Destaques

Essa Semana

bottom of page