top of page
  • Foto do escritorUPEX

O que faz a Produção Executiva no Audiovisual Brasileiro?



A produção executiva é a linha de frente de uma produção. Isso significa dizer que dentro do seu escopo de atuação está tudo que se refere ao planejamento, realização e acompanhamento das demandas legais e financeiras que viabilizam a criação e a execução de uma obra audiovisual. Sua função técnica e estratégica está diretamente relacionada à gestão financeira, humana e operacional num projeto audiovisual.


No Brasil, a produção executiva funciona como um elo entre os produtores (assim nos referimos aos "donos" dos projetos) e a equipe, talentos, fornecedores, instituições, investidores/patrocinadores, clientes etc. Nesse sentido, um produtor executivo é mais parte das demais funções técnicas contratadas para realizar um projeto que a ideia comum de ser "dono" do projeto (embora a função possa cumulativamente ser exercida pelo produtor).

Destacamos também que o crédito de produção executiva em outros países pode ser atribuído a pessoas que executam outras funções que não as que discorremos neste artigo. Hoje essa situação é um tema muito discutido entre a classe, pois com a entrada massiva dos players internacionais na produção de obras brasileiras está havendo uma descaracterização do uso do crédito tal como o utilizamos no país desde os primórdios. O crédito, no Brasil, vem sendo empregado a agentes cada vez mais diversos envolvidos na criação e realização de uma obra, a exemplo da concepção norte-americana dessa posição. Essa situação é prejudicial, pois causa uma desestabilização e impõe um novo paradigma na comunicação e relação interna/externa com a equipe.


Ocupar o cargo de produção executiva significa estar sempre buscando inovar nos processos e na cultura de trabalho, através de práticas mais sustentáveis, integradas e inclusivas, via interlocução e consulta com contratantes, players, sindicatos, associações e colegas do setor, abrindo diálogos que contribuam para o aprimoramento da realização audiovisual - principalmente em tempos tão desafiadores em termos políticos, econômicos, sociais e humanos.


Seja nesse novo espaço de articulação ou na execução diária da função, acompanhamos nos últimos anos a luta constante e já exaustiva do setor audiovisual brasileiro para informar e afirmar sua importância à economia brasileira. Um estudo publicado recentemente pela ANCINE1 (Agência Nacional do Cinema), mostra a geração de quase R$ 30 bilhões anuais, entre os anos de 2014 e 2018, pelo setor audiovisual nacional. Os dados apresentados pela agência mostram o crescimento da curva de relevância econômica da área, o (https://www.gov.br/ancine/pt-br/assuntos/noticias/audiovisual-brasileiro-gerou-r-26-7-bilhoes-a-economia-do-pais ) que é vital como baliza para a formulação de políticas públicas de incentivo e/ou instrumento de comparação com mercados similares. Trata-se de um setor que emprega milhares de trabalhadores brasileiros que atuam em uma das mais bem-sucedidas indústrias brasileiras, que opera segundo um sistema de fomento longamente desenvolvido e que já mostrou sua eficácia. Mesmo com variações de arrecadação, tendo como referência o ano de 2018, o audiovisual ocupa a quinta posição no ranking das atividades economicamente mais relevantes do país, superando assim as indústrias farmacêutica, têxtil e de equipamentos eletrônicos. Enquanto profissionais e cidadãos, entendemos que ignorar ou desmontar este setor é não só uma irresponsabilidade imensa, mas também um crime de lesa pátria.


Buscando atravessar esses tempos difíceis com maior e melhor organização de classe, em julho de 2020 nasceu a UPEX (União Nacional de Produtores Executivos). Uma organização sem fins econômicos, voltada para a representação de produtores executivos de todas as regiões do país, sejam prestadores de serviço fixos ou contratados por projeto, com o intuito de facilitar o diálogo construtivo interno e o posicionamento da categoria perante os diferentes elos da cadeia audiovisual.


A UPEX, enquanto união de classe, elenca abaixo as funções e responsabilidades que cabem ao crédito da produção executiva no Brasil:

● Elaborar plano de financiamento do projeto e estratégia de viabilização financeira, além de inscrever o projeto em fundos e editais de captação de recursos.

● Desenvolver o planejamento de produção que inclui cronograma, orçamento, estratégia logística e humana do projeto, desde a fase de desenvolvimento até pré-produção, filmagem, pós produção e lançamento;

● Acompanhar o desenvolvimento do roteiro, com a finalidade de garantir o alinhamento entre aspectos artísticos, financeiros e técnicos do mesmo; viabilizando a realização do projeto sem prejuízo da qualidade.

● Sugerir e contatar chefes de equipe adequados ao perfil do projeto; além de executar ou supervisionar a escalação, negociação e contratação da equipe geral.

● Fazer negociação e contratação do elenco do projeto;

● Atuar como um elo entre clientes, companhias produtoras, equipe terceirizada e fornecedores, buscando conciliar demandas criativas e operacionais do projeto;

● Realizar gestão financeira completa do projeto, sendo responsável por garantir a lisura na forma como os valores investidos são gastos, bem como pelos seguintes itens: elaboração de fluxo financeiro; acompanhamento e administração da execução do orçamento e de seus eventuais remanejamentos internos; revisão e aprovação de folha de pagamento da equipe, elenco e fornecedores; supervisão da prestação de contas relativa aos recursos pelos quais ficou responsável, garantido o fornecimento das devidas comprovações fiscais e a organização de todas informações financeiras, subsidiando o contratante com dados para entrega de relatórios para clientes, auditorias e agência reguladora do setor.

● Gerenciar e supervisionar o serviço jurídico no que compete a contratos de equipe, elenco, fornecedores, locações, permutas e apoios, alvarás e licenciamentos;

● Atuar como interface entre todos os departamentos, com especial atenção à solução de conflitos e ajustes de estrutura de equipe e infraestrutura de trabalho, e garantir que toda equipe atue de acordo com o manual de conduta da produtora e/ou do cliente;

● Garantir que o projeto tenha todas as coberturas de seguro necessárias para sua realização e para a proteção de equipe e fornecedores, sendo responsável pelo gerenciamento de eventuais sinistros de seguro.

● Avaliar riscos de toda ordem, diariamente, para tomar decisões que impactam a produtividade, o resultado artístico e a segurança jurídica do projeto e da equipe, como: mudanças de plano de filmagem, meteorologia, enfermidades, refilmagens, deslocamentos, licenciamentos etc.

● Intermediar a relação com sindicatos e entidades de classe, e gerenciar registros;

● Gerar a listagem preliminar de créditos gerais, relativa às fases que gerenciou, indicando e supervisionando a inclusão de logomarcas e créditos devidos a financiadores e apoiadores do projeto, assim como órgãos públicos, quando for o caso;

● Acompanhar a finalização do projeto, evitando a demanda de refações e custos adicionais;

● Subsidiar o contratante com toda informação necessária para tomada de decisões artísticas, negociais, políticas, legais, financeiras que estão além de sua autonomia;

● Antecipar e contornar o imprevisível.

Conheça a UPEX: https://upexbr.com/


 

A Cedro Rosa, produtora e distribuidora de música e conteúdos, com sedes no Rio de Janeiro, New York e Tokyo inova com plataforma digital


A plataforma digital funciona em 10 idiomas no mundo inteiro e conta com mais de 3 000 mil certificadas, prontas para serem licenciadas para sincronizações diversas em filmes, novelas, audiovisuais, games e publicidades.



Abra um perfil na Cedro Rosa e acompanhe nossas redes digitais. https://linktr.ee/cedrorosa


Compositores, bandas e artistas podem registrar suas musicas e fazer contratos de distribuição e licenciamento e empresas da midia como TVs, Radios, produtoras de cinema e conteudo em geral podem licenciar essas obras devidamente certificadas diretamente na plataforma.

 

Conheça o lindo álbum de Clarice Magalhães, lançado pela Cedro Rosa.



 

Playlists de música brasileira no Youtube e Spotify


Roda de Samba / Youtube

( músicas disponíveis para trilhas sonoras diversas na Cedro Rosa)



Chico e Paulo Caruso / Spotify

( músicas disponíveis para trilhas sonoras diversas na Cedro Rosa)


0 comentário

+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page