top of page

MONUMENTAL


fonte: divulgação

Paul Setúbal inaugura exposição em que questiona violência e a masculinidade na História e na memória brasileiras, a partir de diálogo com obras que retratam Dom Pedro I e o legado de Arthur Bispo do Rosário.


Inauguração no Museu Bispo, dia 26 de novembro, às 15h, contará com visita prévia à escultura equestre de Dom Pedro monarca na Praça Tiradentes, de onde sai ônibus para a abertura.


No dia 26 de novembro, sábado, às 15h, o Museu Bispo do Rosário, na Taquara, Zona Oeste do Rio, inaugura a exposição “Monumental”, em que o jovem artista PAUL SETÚBAL dialoga com a obra de ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO a partir da fricção e do questionamentos dos sentidos de virilidade, competição, belicismo e violência que norteiam boa parte da História e da memória coletiva brasileiras.


A música da Familia Mario Lago, ouça na playlist da Cedro Rosa, na Spotify.




Vencedor do edital Retomada Cultural 2, organizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, o projeto tem como peça central uma escultura monumental inédita, em que Setúbal põe de ponta-cabeça uma estátua equestre retratando Dom Pedro I, estabelecendo uma conversa com duas obras de arte do século XIX: a pintura de 1888, “Independência ou morte” (ou “Grito do Ipiranga”), de Pedro Américo, presente no Museu do Ipiranga, em São Paulo, e a escultura pública retratando o monarca, datada de 1862, localizada na Praça Tiradentes, no Centro do Rio.


Executada com o auxílio do também artista Guga Ferraz, de acordo com os saberes e materiais das alegorias de carnaval, a peça, de cerca de 3 metros de altura e 2,5 metros de largura, vai ocupar o vão central do saguão principal do Museu Bispo, onde outros trabalhos do artista goiano, como o conjunto de mochadores “A coroa do rei” e o chapéu “A grande peleja”, inspirado na guarda imperial, dialogam com obras de Bispo como “Eu vim” e “Carrossel”. Setúbal apresenta ainda o vídeo “Monumental”, uma edição de imagens de derrubadas de estátuas de colonizadores e escravistas ao redor do mundo.


A curadoria de Monumental é de Daniela Name, Jean Carlos Azuos e Thiago Fernandes, cujas trajetórias têm em comum o fato de serem críticos de arte da Revista Caju, idealizadora do projeto. A produção é de Jocelino Pessoa. O catálogo virtual trará textos inéditos de cada um dos três curadores e uma apresentação de Ricardo Resende, curador do Museu Bispo, além de um ensaio poético da arquiteta Paula de Oliveira Camargo, a respeito de monumentalidade e patrimônio.



 

Ouça o jongo AH MEU DEUS DO CEU, jongo de Lazir Sinval.

Repertório Cedro Rosa.



 


ABERTURA COM VISITA PRÉVIA À PRAÇA TIRADENTES “Monumental” vai oferecer um duplo acontecimento no dia 26 de novembro, sábado, data da abertura da mostra, antes da inauguração do Museu Bispo. Às 13h30, o crítico e pesquisador Thiago Fernandes e a curadora e pesquisadora Carolina Rodrigues vão fazer uma visita mediada à estátua equestre de Dom Pedro I na Praça Tiradentes.


O programa é gratuito e os interessados também ganham acesso a um ônibus que parte do Centro para o Museu Bispo, na Taquara, retornando depois da inauguração para a Praça Tiradentes.


As inscrições para o evento já estão no ar na plataforma Sympla, pelo link https://www.sympla.com.br/memorial-paul-setubal---visita-mediada-e-onib us-especial__1797526. ++++


MONUMENTAL

INAUGURAÇÃO Dia 26 de novembro de 2022, das 15h às 18h

Museu Bispo do Rosário Estrada Rodrigues Caldas 3400 - Taquara


VISITAÇÃO De 29 de novembro a 4 de fevereiro de 2023 De terça a sexta, das 10h às 17h.

Entrada gratuita.

VISITA E ÔNIBUS PRAÇA TIRADENTES

Conversa com Thiago Fernandes e Carolina Rodrigues Dia 26 de novembro de 2022, 13h30

Saída do ônibus para o Museu Bispo



Maiores Informações.


Oz Comunicação

domivalansi@gmail.com

Whatsapp (21) 98153-7232


 

Cultura



 


Trilhas sonoras que podem ser licenciadas a partir de $ 9 reais, para videos em redes sociais!

Abra agora um perfil na Cedro Rosa Digital.


Plataforma musical reune artistas, compositores e usuários comerciais de música, como TV, publicidade, rádios e internet para pesquisar, escutar e licenciar obras certificadas para trilhas sonoras diversas. Qualquer um pode abrir um perfil apenas com nome e e-mail.


Veja como funciona.




 

Música.


+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page