CARTA BRANCA apresenta a exposição “COM-FLUIR”
- Redação
- há 4 dias
- 2 min de leitura

CARTA BRANCA é um novo espaço que chega à cena carioca, num lugar em expansão, que pretende se integrar ao conjunto de outros espaços de arte localizados na Rua Morais e Vale, na Lapa, RJ.
Sob o olhar atento e inspirado por sua intuição, Eric Collette abraça de coração aberto esse lugar, que sob sua sensibilidade, percebe o potencial desse espaço para abrigar diversas dinâmicas das artes visuais, que transitam nas possibilidades de encontros, diálogos, performances, exposições a serviço do artista. Eric diz que se o mundo tivesse sido feito pelas leis da probabilidade, ele não teria um novo espaço... uma galeria... algo improvável.
Sua experiência carioca por ateliês, como artista visual desde 1983, junto a ótimos e rigorosos criadores, assim como sua vivência em vários locais culturais, museus, galerias e centros culturais, deram lugar à concepção de um espaço, ao qual ele não tinha ambição, mas que por força da sua longa experiência nas artes, a criação desse projeto CARTA BRANCA se fez proeminente.
Nessa trajetória de encontros, Eric se associa à artista visual e amiga Ana Prado, com quem divide essa aventura, que foi amadurecendo a cada dia nos últimos meses. Integrar-se a essa paisagem da Lapa não é tarefa fácil. Convivência, amizades e convicções são também divididas com outros, que transitam pela região, e que de forma generosa contribuíram para o surgimento desse espaço. São várias as possibilidades de ocupação, abrindo para todos os públicos, sem restrição, tecendo laços com criadores em geral.
Nesse primeiro momento de abertura, para a exposição “COM-FLUIR”, foram convidados alguns artistas, cuja história se mescla com a história do Eric, como no caso do Alfredo Antonelli, Daniela Antonelli e Jeannette Priolli, celebrando o passado olhando para o futuro, nas jovens artistas Gabriela Noujaim e Cibele Nogueira. Os trabalhos transitam por linguagens diferenciadas que vão do desenho, passando pela pintura, escultura e fotocolagem, em suportes próprios de cada artista.
CARTA BRANCA nasce assim, como lugar de poéticas, falas, encontros, diálogos, confiança e entrega no amor, amor como potência, que desliza na alegria em contraponto à tristeza, fazendo da arte sua principal arma de sobrevivência. CARTA BRANCA, não é carta vazia, mas sim uma série de “ideias para adiar o fim do mundo”, lembrando Ailton Krenak.
TEXTO: ERIC COLLETTE e ANA PRADO
CARTA BRANCA
Inauguração do espaço com a exposição “Com – Fluir”
Abertura - 09 de agosto 2025 16h
Visitação Sexta e Sábado das 16h as 19h
Finissage - 23 de agosto 2025
Endereço – Rua Morais e Vale 9 – Lapa, Rio de Janeiro
Instagram - @cartabrancario
Contato – Eric Collette 55 21 993224857 / Ana Prado 55 21 986226269
Economia Criativa: O Futuro que Já Começou
Cidades que investem em cultura, criatividade e inovação são mais ricas, mais sustentáveis e mais felizes. A economia criativa não é uma tendência — é a base das economias contemporâneas. Música, cinema, games, design, gastronomia e tecnologia formam um ecossistema que, se bem estruturado, gera desenvolvimento social e econômico.
A Cedro Rosa Digital é peça-chave nesse cenário, ao oferecer uma plataforma que certifica músicas, organiza direitos autorais e distribui esses direitos globalmente, fortalecendo a inclusão econômica dos criadores.
Comentarios