top of page

20 anos de Imaginário Periférico, artes em exposição no Rio de Janeiro


20 anos de Imaginário Periférico

Imaginário Periférico é um grupo de arte contemporânea, formada há 20 anos, por 6 artistas da Baixada Fluminense. Durante este período, o Imaginário realizou cerca de 30 ações/ exposições em praças, praias, clubes, cachoeiras reunindo mais de 400 artistas... e agora se apresenta no Centro Cultural Capiberibe 27, antiga sede da Fundição Zani, hoje extinta. Em seus 1400 m2, a Zani construiu muitos dos monumentos públicos do Rio e fundiu em bronze obras de escultores como Maria Martins, Ceschiatti, Bruno Giorgi.

Em meio a estas ruínas, hoje a caminho da reconstrução capitaneada pelo grupo cultural Capiberibe, o Imaginário apresentará no sábado, dia 21/ 05, das 10 às 17 horas (com entrada franca) uma exposição com 252 artistas que se identificam com a ideia de periferia, com os desejos, sonhos e possibilidades de linguagens que a periferia exibe e conquista.

Raimundo Rodriguez é o organizador do evento, e ainda os outros fundadores do grupo (Deneir de Souza, Jorge Duarte, Júlio Sekiguchi, Roberto Tavares e Ronald Duarte) que convidaram os participantes. O evento é uma exposição com espetáculos performáticas, instalações, happenings e muita pintura, escultura, gravura, vídeos que promovem uma interlocução entre artistas de diferentes gerações.

Obra Imaginário Periferico

O que salta aos olhos na montagem é constatar que os diversos discursos identitários de nossa época estão ali presentes, plasmados em realizações artísticas reais, tantas vezes ausente de museus e galerias. É um mistura muito coerente da realidade social brasileira por meio da ação de pintores, cenógrafos, grafiteiros, gravadores, figurinistas – gente que trabalha o cotidiano da realidade social e que transforma toda esta matéria em arte.


 

Música Periférica - Artistas da Baixada Fluminense!



Café com Música.



 

Cedro Rosa Digital cria Plataforma mundial de Música, em 10 idiomas,

para gerir direitos autorais e licenciar músicas, em parceria com grandes players mundiais.

Conheça mais de 3 mil músicas certificadas.


Veja como participar aqui.

+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page