top of page

Ziraldo Presente


fonte: Imagem da Band_Ziraldo e Menino Maluquinho

Quando Ziraldo, Jaguar , Tarso de Castro e Sérgio Cabral fundaram o Pasquim em 1969 no Rio de Janeiro eu ainda era uma criança. Ao longo dos anos no início de minha juventude "carbonaria" , me tornei militante do até então clandestino PCB- Partido Comunista Brasileiro conhecido popularmente com Partidão.


Esse irreverente tabloide com humor anárquico e com uma linguagem coloquial causaria a época um forte abalo nos níveis da hipocrisia brasileira. Virou minha referência de leitura prazerosa que dividia meu tempo com os pesados manifestos comunistas e os pensamentos teóricos de Marx e Engels.


A palavra pasquim pode ser definida como escritos anônimos colocados em um lugar público e que geralmente contém uma mensagem crítica e satírica contra uma pessoa ou uma organização, como a igreja ou o governo.


Os anos eram de chumbo, a nefasta ditadura militar com sua arbitrária e na maioria das vezes impregnada de uma burrice "congênita " tentava calar os órgãos de imprensa e todos aqueles que se opunham ao regime de exceção imposto aos brasileiros naqueles tempos de horror, onde o arbítrio imperava.


O Pasquim resistia, e Ziraldo com suas brilhantes charges nos brindava a cada nova edição do tabloide. Ziraldo inventou um padrão visual , esse "Menino Maluquinho" nos deixou e leva com ele nossos sonhos sonhados de uma utópica sociedade brasileira justa e fraterna .


Viva Ziraldo

Viva o Povo Brasileiro


Carlos Janan


 

A Cedro Rosa Digital se destaca ao impulsionar a economia criativa e ao promover a inclusão e o desenvolvimento dos artistas independentes em um mercado globalizado.



A cultura e a indústria criativa exercem uma influência significativa no desenvolvimento humano, social e econômico, promovendo a diversidade cultural, fortalecendo identidades e estimulando a inovação. Além disso, desempenham um papel crucial na geração de empregos e renda, especialmente para artistas independentes.



Nesse contexto, a Cedro Rosa Digital desempenha um papel fundamental ao certificar obras e gravações, garantindo direitos autorais internacionais para artistas independentes por meio de sua plataforma digital. Ao profissionalizar músicos e compositores e distribuir suas criações, a empresa não apenas valoriza o trabalho desses profissionais, mas também contribui para a dinamização do setor, gerando empregos e renda em toda a cadeia produtiva da música e do audiovisual.


0 comentário

+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page