top of page

Viva Exu, Viva Zumbi, Viva Dandara!


"Exu matou um pássaro ontem com a pedra que só jogou hoje".....Traduz a capacidade de Exu subverter o tempo, nao há início, meio ou fim, mas a ação determinada, até mesmo o passado pode ser reinventado.


Esse antigo ditado iroubá é a melhor forma de resumir o que eu tenho tentado fazer, eu nao sinto que eu vim, eu sinto que eu voltei. E que de alguma forma , meus sonhos e minhas lutas começaram muito tempo antes da minha chegada.


No Brasil nossa história é embranquecida, entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, vigoraram as teses eugenistas, isto é, teses que defendiam um padrão genético superior para a "raça " humana. Tais teses defendiam a ideia de que o homem branco europeu tinha o padrão melhor de saúde, da maior beleza e da maior competência civilizacional em comparação às demais "raças" .


O branqueamento , tinha como ponto de partida o fato de que, dada a realidade do processo de miscigenação na história brasileira, os descendentes de negros passariam a ficar progressivamente mais brancos a cada nova prole gerada.


Exu é caminho, e nessa direção precisamos construir o nosso, até porque o tempo para os nossos ancestrais é circular, devemos nos racializar, recontar nossa história, que através da oralidade nos foi passada, nossa luta por igualdade e equidade passa também por um processo em que o Estado brasileiro reconheça e admita o quanto foi cruel, desumano e predador com mais de três milhões de negros "cativos" tirados a força de seus territórios, transportados em condições desumanas nos porões de navios de mercadores de corpos negros, para serem vendidos como escravos.


Urge que a sociedade brasileira entenda que essa luta antirracista é de todos nós, que o poder público aplique de fato em toda rede de ensino a Lei 10.639 (20/12/2003) que estabelece, a obrigatoriedade da temática Afro-brasileira no currículo oficial da rede de ensino.


Como nossos ancestrais jogaremos a pedra hoje para matarmos ontem, hoje e amanhã, todas as formas de racismo , preconceito e desigualdade no Brasil.


Viva Exu

Viva Zumbi

Viva Dandara


 

Cultura


Qual teu orixá?


 


Trilhas sonoras que podem ser licenciadas a partir de $ 9 reais, para videos em redes sociais!

Abra agora um perfil na Cedro Rosa Digital.



Plataforma musical reune artistas, compositores e usuários comerciais de música, como TV, publicidade, rádios e internet para pesquisar, escutar e licenciar obras certificadas para trilhas sonoras diversas. Qualquer um pode abrir um perfil apenas com nome e e-mail.


Veja como funciona.

 

Vamos Cantar!



+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page