top of page

Vitória dos artistas e criadores: paródias de músicas em jingles políticos sem autorização dos compositores estão proibidas nas eleições 2024. Marisa Monte foi destaque.



Marisa Monte em audiência pública defendendo os criadores. Fonte: youtube

O TSE - Tribunal Superior Eleitoral proibiu o uso de paródias em jingles políticos, sem autorização prévia dos autores e detentores dos direitos autorais.


Marisa Monte, uma das principais artistas brasileiras, participou de uma audiência pública para defender a posição dos artistas e sua fala teve grande repercussão.


Leia o texto da lei do TSE:


Art. 23-A. A autora ou o autor de obra artística ou audiovisual utilizada sem autorização para a produção de jingle, ainda que sob forma de paródia, ou de outra peça de propaganda eleitoral poderá requerer a cessação da conduta, por petição dirigida às

juízas e aos juízes mencionados no art. 8º desta Resolução. (Incluído pela Resolução nº 23.732/2024)

§ 1º A candidata ou o candidato será imediatamente notificado para se manifestar no prazo de dois dias (Lei nº 9.504/1997, art. 96, § 5º). (Incluído pela Resolução nº 23.732/2024)

§ 2º Para o deferimento do pedido, é suficiente a ausência de autorização expressa para uso eleitoral da obra artística ou audiovisual, sendo irrelevante a demonstração da ocorrência de dano ou a existência de culpa ou dolo (Código de Processo Civil, art. 497, parágrafo único). (Incluído pela Resolução nº 23.732/2024)

§ 3º A tutela poderá abranger a proibição de divulgação de material ainda não veiculado, a ordem de remoção de conteúdo já divulgado e a proibição de reiteração do uso desautorizado da obra artística (Código de Processo Civil, art. 497, parágrafo único). (Incluído pela Resolução nº 23.732/2024)

§ 4º Demonstrada a plausibilidade do direito e o risco de dano, é cabível a antecipação da tutela, podendo a eficácia da decisão ser assegurada por meios coercitivos, inclusive cominação de multa processual. (Incluído pela Resolução nº 23.732/2024).


 

Cedro Rosa Digital: Protegendo Criadores e Fomentando a Indústria Musical Globalmente



A Cedro Rosa Digital desempenha um papel fundamental na defesa dos direitos autorais ao certificar obras e gravações, assegurando que os criadores mantenham o controle sobre suas criações.



Essa certificação não apenas protege os direitos dos artistas, mas também estimula a criação de empregos e a geração de renda na indústria musical.



Através de seus serviços, a Cedro Rosa Digital permite que os artistas gerenciem e monetizem com segurança sua propriedade intelectual, contribuindo para um ecossistema musical próspero.

 

1 comentário

1 Comment


Finalmente uma atitude dígna de aplausos ... o compositor tem que ter o seu direito preservado .

Like

+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page