top of page

VA’A , as tais canoas havaianas


Video sobre Canoas havaianas, de Lorena Rangel Pontes


Se você nunca esteve à beira mar do Rio de Janeiro, viu uma canoa com um grupo de pessoas felizes entoando um som esquisito e se perguntou o que era aquilo, de duas, uma: Ou é remador ou não vai a praia suficiente. O esporte que estamos nos referindo é a canoa polinésia, ou havaiana como ficou comumente conhecida no Rio de Janeiro, e é uma atividade que vem conquistando cada vez mais adeptos no Brasil. O VA’A como é chamado pelos polinésios, é uma modalidade de remada ancestral, que remete a tradições milenares do lugar que teve origem, a polinésia. Nessa região é o esporte mais popular e modo de transporte cotidiano. Foi através do VA’A que os povos polinésios expandiram e ocuparam vastas áreas, incluindo a Ilha de Pascoa no Chile e Ilhas Havaianas nos EUA.


As tradições desse esporte estão impregnadas de respeito a natureza, preservação e convívio harmonioso com ela. A união e coletividade, a simbiose entre a canoa e o remador, o espírito de equipe e sincronia são a chave para um percurso vitorioso, seja em uma remada recreativa ou nas competições que aconteciam com frequência nos calendários estaduais, nacionais e internacionais, antes da pandemia.

(continua)



 

Escute "Sereias de Ipanema", de Tuninho Galante.

Repertório disponível para trilhas sonoras.



 


As primeiras canoas chegaram no Brasil há cerca de 20 anos no bairro da Urca, Rio de Janeiro e se tornam mais populares a cada verão, logo se espalhou pelo Brasil contando atualmente com clubes e associações em todos os estados e a demanda por atividades ao ar livre devido a pandemia de covid, aqueceu ainda mais o boom das canoas. A associação da prática esportiva, contato com a natureza e socialização é a chave do sucesso desse esporte. E não se espante se ouvir relatos de pessoas que superaram medos, traumas e depressão através da canoa. Quando se fala em canoa também se fala em inclusão existem atletas de várias idades, categorias do júnior ou sênior e essa modalidade foi recentemente incluída nos jogos paralímpicos.



Quer conhecer melhor e entender por que o VA’A tem conquistado tanta gente? Procure uma base perto da sua casa, com certeza ela existe. Como exemplo, o atual espaço náutico BR Marinas, na Marina da Glória, que acolhe três clubes distintos como: Vagalume Va’a (@vagalumevaa) com o foco na prática do esporte e recreação; Kanaloa (@kanaloario) que conta com atividades de caiaque e Sup e a atual equipe campeã carioca - BRA Va’a Canoe Clube (@bravaaclub) que tem saídas diárias de segunda a sábado, em três horários pela manhã de 5h40 - 6:50 e 8h15.


Venha remar você também!


Lorena Rangel Pontes




 

Cedro Rosa cria plataforma digital que permite registro, distribuição e licenciamento de músicas no mundo inteiro. Tudo online!


A Cedro Rosa , produtora e distribuidora de conteúdos, com sedes no Rio de Janeiro, New York e Tokyo criou uma plataforma digital de administração e distribuição de músicas no mundo inteiro.


Para ter acesso, como artista, empresa ou simplesmente amante de música, basta abrir um perfil, apenas com nome e e-mail.


A plataforma digital funciona em 10 idiomas e conta com mais de 3 000 mil certificadas, prontas para serem licenciadas para sincronizações diversas em filmes, novelas, audiovisuais, games e publicidades.



Abra um perfil na Cedro Rosa e acompanhe nossas redes digitais. https://linktr.ee/cedrorosa


Compositores, bandas e artistas podem registrar suas musicas e fazer contratos de distribuição e licenciamento e empresas da midia como TVs, Radios, produtoras de cinema e conteudo em geral podem licenciar essas obras devidamente certificadas diretamente na plataforma.



 

Playlist da Cedro Rosa no Spotify e no Youtube. Músicas disponíveis para trilhas sonoras diversas.


A Cedro Rosa representa milhares de obras musicais originais. Escute as playlists nas plataformas mais famosas do mundo.



Escute a Playlist - Roda de Samba das Mulheres - Spotify



O Melhor da MPB



Bossa Nova / Spotify

Instrumental Esporte Fino / Youtube




Para Dançar / Playlist / Youtube




Todas essas obras são representadas pela Cedro Rosa.

Abra um perfil em nosso site.

Consulte-nos para sincronizações para trilhas sonoras.


Acompanhe nossas redes sociais.



0 comentário

Commentaires


+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page